Mutirão de melhorias agora está no bairro Rincão dos Ilhéus

Estância Velha – Neste sábado, 25, acontece o dia especial do Projeto Renova, iniciativa da Prefeitura de Estância Velha que leva melhorias aos bairros do município. O RenovaAção será realizado no bairro Rincão Gaúcho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Cândido Rondon, das 9h às 11h, com a participação de secretarias e departamentos da Administração Municipal. Segundo o secretário de Obras, André Fleck, trata-se do dia de “culminância das atividades desenvolvidas por todas as pastas da gestão no bairro”. Fleck acrescenta: “A proposta desde a concepção do projeto foi de proporcionar um mecanismo que fomente a cidadania, a participação popular e a expansão de conhecimento das atividades ofertadas pela gestão”.

O contato com os moradores é aguardado com expectativa pela equipe da Administração Municipal. “O diferencial em relação a projetos similares está no fato de que várias ações já foram realizadas no bairro, assim, a população tem como participar relatando como percebeu as ações e como elas podem ser ampliadas. Cada região possui suas particularidades e necessidades diferenciadas”, explica o secretário. Fleck ressalta ainda que todos os bairros receberão esta ação, conforme o andamento do Renova, que atualmente está no bairro Rincão dos Ilhéus.

Confira o que cada secretaria terá à disposição dos moradores na Escola Municipal Cândido Rondon

Secretaria de Obras (SMO)

A Secretaria Municipal de Obras (SMO) de Estância Velha irá receber, no RenovAção, os pedidos dos moradores do bairro Rincão Gaúcho sobre: limpeza urbana, iluminação, manutenção de ruas, capinas e consertos de erosões.

Secretaria da Saúde (Semsa)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai estar no RenovAção com o Departamento de Vigilância em Saúde (Visa). A Visa atua nas vigilâncias sanitária, epidemiológica e ambiental. À disposição informações sobre doenças, Dengue, Zika, Chikungunya e Leptospirose. Segundo a coordenadora da Visa, Denise Medeiros Teixeira, também vai ter exposição de animais peçonhentos, bem como orientações sobre vacinação, DST/Aids/Tuberculose.

Secretaria do Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape)

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) vai distribuir mudas nativas para quem for ao RenovAção. Também haverá uma Feira de Adoção de Filhotes, nos moldes da que ocorre tradicionalmente aos sábados na Praça 1º de Maio, no Centro. O veterinário da Prefeitura de Estância Velha, André Juchen vai dar dicas sobre animais aos moradores do bairro.

Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Semict)

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict) também vai estar no RenovAção com o Espaço do Empreendedor. Os interessados em abrir sua empresa e legalizar seu negócio, podendo assim contratar empregados, obter créditos, aumentar as vendas, poder vender no cartão de crédito e ter direitos beneficiários receberão todas as orientações e encaminhamentos necessários para que isso ocorra.

Secretaria de Administração e Segurança Pública (Semasp)

A equipe da Secretaria Municipal de Administração e Segurança Pública (Semasp) vai estar conversando com a comunidade do Rincão Gaúcho sobre o tema “perturbação do sossego e trânsito seguro”. Servidores da Semasp também estarão à disposição dos moradores para falar sobre os serviços prestados à comunidade pela Administração Municipal. A Guarda Municipal, que integra a Semasp, também estará no RenovAção.

Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de Estância Velha vai estar no RenovAção expondo os programas desenvolvidos pelo órgão. São eles: Geração de Renda, Criança Feliz, Projeto Girassol, Primeira Infância Melhor, Cadastro Único, serviço Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Bolsa Família, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Centro de Referência da Mulher (CRM), Projeto Acolher da Terceira Idade e Grupo Conviver da Terceira Idade. O Projeto Girassol vai fazer apresentação com a criançada das oficinas de Hip Hop, Taekwondo e Dança Gaúcha.

Secretaria do Planejamento Urbano (Seplur)

A Secretaria Municipal do Planejamento Urbano (Seplur) vai estar à disposição dos moradores explicando a maneira do procedimento administrativo da secretaria. Serão entregues cópias do Manual de Procedimento Administrativo da Seplur. Os técnicos da secretaria esclarecerão as dúvidas em relação a estes assuntos: aprovação de projetos; regularização; desmembramento; desdobros, informações urbanísticas; licença de demolição; solicitação de número, vistoria de fossa e filtro; habite-se e calçadas. Também estarão à disposição, cópias do Plano Diretor do bairro Rincão Gaúcho.

Secretaria de Educação e Cultura (Semec)

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) vai ter uma participação intensa no RenovAção com alunos da EMEI Rincão dos Gauchinhos e EMEF Marechal Cândido Rondon. Eles enfocaram durante o período de março a abril deste ano os temas “As demandas do bairro e a participação de cada família e poder público” e “O que depende de mim para meu bairro melhorar?” As escolas do bairro vão expor material resultante dos trabalhos, bem como atividades artísticas. “O trabalho desenvolvido, proporcionou uma reflexão que instigou os alunos à uma participação consciente e cidadã em prol de sua comunidade”, destaca a secretária Marly Marli Arigony. Como o RenovAção será realizado na Escola Cândido Rondon, vai ser Semec a responsável pelo local e estrutura do dia. O Departamento de Cultura da Semec também vai estar presente com apresentações da Banda Municipal Um Tom.