Município tem a menor distância de renda entre ricos e pobres (FOTO JUNE KRÜGER)

São José do Hortêncio – Divulgado na última semana, o Anuário Multi Cidade e Finanças dos Municípios da Aequus Consultoria apontou São José do Hortêncio como o município com a menor desigualdade social do País.

Baseado em um cálculo da Organização das Nações Unidade (ONU), a diferença entre pobres e ricos é a menor registrada no Brasil, apontando o índice de 0,28, em uma escala de 0 a 1. Nesta escala, se considera que quanto mais próximo de um, mais concentrada é a renda, para até uma única pessoa, enquanto o zero significa nenhuma diferença de renda entre os munícipes.

Analisando o dado apresentado, o prefeito Egídio Grohmann considera que esta distância reduzida entre os mais abastados e menos favorecidos é peculiar da região, e destaca que se o município oferecesse mais empregos, o índice seria ainda maior. “Acredito que se trata de uma questão cultural, com pouca participação do Poder Público. Nós, quanto Prefeitura, temos como critério atender a todos de forma igualitária, não beneficiamos ninguém. Então temos aí um diferencial que talvez possa contribuir neste cenário”, aponta Grohmann.

Confira matéria na íntegra na edição desta terça-feira (30) do Jornal Diário