Ivoti – Importante patrimônio do município, a Casa Holler, localizada no Centro, tem a atenção da Administração Municipal quando o assunto é restauro e preservação. Na manhã de ontem, dia 18, uma equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) realizou uma visita técnica no espaço. O objetivo da ação, que teve a participação do prefeito Martin Kalkmann e de técnicos da prefeitura, foi de avaliar as atuais condições do prédio e apoiar no desenvolvimento do projeto de restauro do local.

Fechado há cerca de 10 anos, o prédio apresenta problemas no assoalho e no forro, além algumas telhas quebradas. Contudo, na avaliação da arquiteta da prefeitura, Carolina Gemelli, a visita foi positiva. “Estamos desenvolvendo o projeto de restauro e este primeiro contato técnico nos ajudou a entender quais documentos e dados devem ser apresentados para o Iphae”, explica. A obra de restauro só pode ser iniciada após a aprovação do projeto pelo Instituto.

Para o Iphae, que atua neste caso dando o auxílio técnico, a avaliação técnica foi melhor do que o esperado. “As condições das casa, em geral, são boas. Não percebemos danos estruturais graves. Agora é preciso trabalhar no projeto”, conta a arquiteta do Instituto, Adriana Nunes.

Veja o vídeo que apresenta a situação no interior da Casa.

A matéria completa você confere na edição de amanhã do Jornal O Diário.