Geral
O prefeito de Ivoti tem planos para a Casa Holler
Ivoti – A Casa Holler é um patrimônio histórico. É um prédio importante e, por conta disso, a administração municipal planeja ocupá-lo no próximo ano. O local é tombado pelo IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado).
Na próxima semana, o prefeito Martin Kalkmann (PP) vai conversar com representantes do IPHAE para pedir um apoio. “Na questão financeira eles não têm, mas acho que na questão técnica de ajudar fazer um projeto. A ideia é fazer o uso dela. Depois de 10 anos, colocar ela uso até o ano que vem. Projeta até dezembro e depois licitar para ir a obra”, falou ele.
A ESTRUTURA
A Casa Holler foi originalmente destinada a residência e salão de baile. Segundo o IPHAE, a edificação possui dois pavimentos e sótão. O térreo, parcialmente subterrâneo, apresenta paredes externas de alvenaria de pedra grês. O piso superior possui estrutura de enxaimel, com peças de madeira estruturais aparentes e fechamento em alvenaria. Quando deixou de funcionar como salão de baile, a edificação foi transformada em fábrica de tamancos e selas, e depois em casa de cômodos.