Conecte-se conosco

Destaques

Em 22 dias, Corsan transporta 12 milhões de litros de água com caminhão-pipa para Dois Irmãos

21/05/2020 - 10h50min

Atualizada em 21/05/2020 - 11h17min

Caminhões abastecendo o reservatório, em Dois Irmãos. (foto: Melissa Costa)

Dois Irmãos/Morro Reuter – Após 22 dias dependendo de caminhão-pipa, o Arroio Feitoria voltou a dar conta da demanda para o abastecimento de água em Dois Irmãos e Morro Reuter. Durante todo o mês de abril e início de maio foi o pior período em relação ao baixo volume de água no Arroio Feitoria e por esta razão a Corsan precisou buscar de caminhão-pipa em outros municípios da região para complementar o que era bombeado da captação no Bairro Navegantes. Segundo dado obtidos com exclusividade pelo Diário junto à Corsan, foram 22 dias transportando água para os reservatórios de Dois Irmãos, que também abastecem o município de Morro Reuter. Nesse período foi um total de 264 cargas com caminhões de 31 mil litros e outras 90 cargas com três carretas bi trem, com capacidade de 50 mil litros cada uma. O total de cargas foi de 354 cargas, com 12.684.000 litros de água potável.

Início de maio

Entre final de abril e início de maio duas medidas de urgência foram tomadas pela Corsan. Uma delas foi a desobstrução em pontos com água represada do Arroio Feitoria e a outra o abastecimento com caminhão-pipa. Segundo dados repassados ao Diário na primeira semana de maio pelo gerente da unidade do município, Oneide Castro, Dois Irmãos consome cerca de 5 milhões de litros por dia. Os caminhões-pipa representavam 15% deste total, ou seja, cerca de 850 mil litros por dia. Inicialmente, a água era trazida de Sapiranga, mas depois, por questão de logística, optaram por buscar em Estância Velha.

Outras ações

Além das mais de 350 cargas transportadas de outras cidades, a Corsan precisou fazer um importante e pioneiro trabalho de desobstrução dentro do Arroio Feitoria. Essa intervenção consistiu em desobstruir poços para “liberar” a água e assim aumentar o volume junto à captação. Também foi feita uma forte campanha de conscientização nos dois municípios orientando a população a poupar água.

Em números:

2 municípios

22 dias

354 cargas

12.684.000 litros