Conecte-se conosco

Destaques

Erro do Hospital de Clínicas atestou Covid-19 em moradora de Morro Reuter

30/05/2020 - 16h37min

Atualizada em 30/05/2020 - 16h43min

Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) (FOTO: Divulgação/Clóvis S. Prates)

Morro Reuter – Na quarta-feira da semana passada, dia 20, uma senhora de 73 anos, moradora do município, deu entrada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) com insuficiência cardíaca, quadro, que de acordo com a Prefeitura, já era apresentado há anos pela senhora.

Como protocolo, o HCPA faz exame de detecção da presença do vírus, por meio do método de biologia molecular (RT-PCR), em todo paciente que da entrada e, na sexta-feira, dia 22, saiu o resultado positivo para o vírus.

De imediato a Prefeitura alertou a comunidade. Toda a família da senhora foi colocada em isolamento e passou a receber acompanhamento. “Após a confirmação do resultado do primeiro exame, iniciamos uma força tarefa para identificar quem poderia ter contaminado a paciente”, disse a prefeita Carla Chamorro, explicando que foram feitos testes em muitas pessoas, desde os familiares à toda equipe de Saúde. “Mas todos deram negativo”, apontou Carla.

Diante disso, o município pediu ao Hospital de Clínicas para refazer os exames, e o resultado foi negativo. De acordo com a nota do Hospital, “o exame foi recoletado no dia 27 de maio e apresentou resultado negativo. Em função dessa divergência, a amostra inicial foi reexaminada nos dias 28 e 29 de maio e o resultado foi novamente negativo”.

“Não temos, agora, nenhum caso de registro de Covid-19 em nosso município. Por isso pedimos a todos que continuem mantendo os cuidados necessários, evitando aglomerações, para que sigamos assim. Se cada um fizer a sua parte, continuaremos seguros”, disse a prefeita Carla.

Um episódio parecido aconteceu em Dois Irmãos, também com o primeiro caso confirmado, relembre.

Confira, na íntegra, a nota do Hospital sobre o ocorrido, clicando aqui.

UTILIDADE PÚBLICA

A Secretaria Municipal de Saúde de Morro Reuter informa que está enfrentando problemas com as linhas telefônicas da Unidade Municipal de Saúde. Enquanto isso, está disponibilizando o WatsApp (51) 99585-6470 para contatos com a equipe, em casos de emergência.