Conecte-se conosco

Destaques

Escolas da região se preparam para o retorno das aulas

10/02/2020 - 09h46min

Muro está sendo construído no pátio de escola para segurança dos alunos em Lindolfo (Créditos: Rodrigo Thiel)

Região – Com as férias escolares se aproximando do fim, os municípios da Encosta da Serra finalizam os últimos preparativos para que as instituições recebam os alunos para o ano letivo de 2020. Entretanto, enquanto algumas obras estão sendo finalizadas, outras sequer começaram.

Nesta segunda-feira, 10, iniciaram as aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Ivoti. Na última quarta-feira, 5, os pequenos de Lindolfo Collor voltaram das férias. Em Estância Velha, as aulas nas EMEI’s retornam no dia 17. Nos três municípios, as aulas no ensino fundamental retornam no dia 17 de fevereiro.

Obra do muro e da calçada na Escola Monteiro Lobato está em fase final (Créditos: PMLC/Divulgação)

Reformas estruturais

Em Lindolfo, a Prefeitura está em processo de finalizar a construção de um muro de tela na Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, além de um acesso para a calçada. A estrutura servirá para dividir o pátio onde as crianças brincam com a garagem que dá entrada à instituição e à Escola Municipal de Ensino Infantil Gente Miúda, que funciona nos fundos, na localidade de 48 Baixa.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Varlei de Paula, a obra vai resolver um problema recorrente na escola. “Este é um pedido dos pais, conselhos e vereadores, de no mínimo 12 anos. Além da qualidade no serviço, esta obra vai impactar muito na segurança dos alunos”, destacou de Paula. A obra deve seguir até o final da primeira quinzena de fevereiro.

Além disso, o município prepara uma obra de reforma completa da rede elétrica em algumas escolas de Lindolfo Collor, entre outras melhorias. Os trabalhos devem ocorrer ao longo do ano, e a prefeitura ainda está fazendo levantamento de orçamento para as licitações. “Estamos licitando a compra de mais de 54 computadores para as salas de informática, mas para isto precisamos realizar uma obra na rede elétrica. Ainda pretendemos pintar as escolas. E isto tudo vai ocorrer durante o período letivo”, destacou Martina Presser, secretária de Administração e Planejamento.

Presser ainda ressalta o motivo pelo qual a obra precisa ser feita o quanto antes. “As escolas atualmente tem rodízio para ligar o ar-condicionado. Se liga todos ao mesmo tempo, cai a luz. Elas foram sendo ampliadas a não foi pensado em melhorias na estrutura da rede elétrica”, finalizou.

Na 25 de Julho, uma escadaria foi construída para dar um novo acesso ao segundo andar (Créditos: PMI/Divulgação)

Mais obras

Em Ivoti, mais serviços estão sendo feitos e programados para ocorrerem nos próximos dias nas escolas municipais. De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cristiane Spohr, desde pinturas a reformas, além de limpezas, são realizadas no aguardo do retorno às aulas.

Na Escola 25 de Julho, em uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade escolar, está sendo realizada a pintura do prédio da instituição educacional, além da construção de mais uma escadaria no segundo andar da escola prevista no Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI). Os trabalhos devem ser finalizados nos próximos dias. Já na Escola Ildo Meneghetti, além do projeto de reforma em um dos banheiros, será construído um passeio entre o ginásio e um dos prédios da escola.

Reforma de banheiros também deverá ser realizada na Escola 19 de Outubro, mas a licitação lançada pela prefeitura foi deserta, e as obras devem ocorrer junto ao período letivo, sendo finalizadas antes das férias de inverno. Ao todo, onze escolas do município passam por melhorias.

Ainda conforme a secretária, os investimentos vão desde a parte estrutural como também no quadro de servidores da pasta. “São cerca de R$ 350 mil investidos nas obras das escolas e no PPCI. Mas, além disso, estamos realizando formações com grupos de professores, merendeiras, gestores e todos os funcionários ligados à educação, porque nossa grande preocupação é com o pessoal”, destacou.

EMEF Anita Garibaldi recebe a maior reforma neste início de ano (Créditos: Sandra Costa)

Estância Velha

A Secretaria de Educação e Cultura de Estância Velha, desde a última terça-feira se prepara para receber os estudantes no início do ano letivo, que acontece no dia 17 de fevereiro. Algumas escolas municipais estão recebendo melhorias para atender as necessidades da comunidade escolar.

Uma das mais importantes reformas que deve ser concluída em breve é a da Escola de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, no bairro Campo Grande, que está sendo contemplada com a estrutura metálica de cobertura da quadra esportiva, além de receber o cercamento, com muro de concreto, no entorno da escola. Na EMEF Selvino Ritter, do bairro Floresta, a solução para o grave problema da rede elétrica, que vem desde o ano passado, está em fase de conclusão. Uma nova rede elétrica foi instalada, inclusive, com o transformador dentro do pátio da escola, que será isolado com um muro. A EMEF Érico Veríssimo, bairro das Rosas, também está sendo cercada com muro de concreto. Estas obras estão todas em andamento.

Na Educação Infantil, as escolas EMEI Amiguinhos do União, bairro União, EMEI Mundo da Criança, Centro, e EMEI Rincão dos Pequeninos, bairro Rincão dos Ilhéus, receberam esquadrias de alumínio com vidros temperados para isolar brinquedoteca, saguão, e solário do berçário, respectivamente. Estas melhorias já foram concluídas.