Esporte
Brasil conquista 1º ouro nas Olimpíadas de Inverno com Lucas Pinheiro
14/02/2026 - 13h06min
O Brasil escreveu um capítulo inédito na história dos Jogos Olímpicos de Inverno neste sábado (14). Em Bormio, nos Alpes italianos, Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha olímpica de inverno do país — e já subiu ao lugar mais alto do pódio. O ouro veio na prova do slalom gigante dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, disputados em Milão e Cortina.
A modalidade é realizada em duas descidas por um trajeto marcado por mastros fixados na neve, chamados de “portas”, espaçados em média por 25 metros. Vence o atleta que somar o menor tempo ao fim das duas baterias.
Nascido em Oslo, na Noruega, e filho de mãe brasileira, Lucas completou as descidas em 2min25s, garantindo vantagem de 58 centésimos sobre o suíço Marco Odermatt, medalhista de prata. O bronze também ficou com a Suíça, com Loic Meillard.
O brasileiro assumiu a liderança já na primeira descida, ao marcar 1min13s92. Na segunda, registrou 1min11s08 — o 11º melhor tempo da bateria —, desempenho suficiente para sustentar a vantagem e confirmar o título inédito.
Mudança de bandeira e recomeço
Aos 25 anos, Lucas já havia participado dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim, defendendo a Noruega, mas não concluiu as provas que disputou. Em 2023, anunciou uma pausa na carreira.
O retorno às competições ocorreu em 2024, quando optou por representar o Brasil, país natal de sua mãe. Desde então, acumulou pódios em etapas da Copa do Mundo de esqui alpino, trajetória que culminou com o ouro histórico em solo italiano.
Até então, o melhor resultado brasileiro em Jogos de Inverno era o nono lugar conquistado por Isabel Clark no snowboard cross dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.
Outros brasileiros na prova
Giovanni Ongaro, nascido na Itália e também filho de mãe brasileira, terminou o slalom gigante na 31ª colocação, com o tempo total de 2min34s15.
A delegação brasileira volta à pista na segunda-feira (16), a partir das 6h (horário de Brasília), para a disputa do slalom — prova semelhante ao slalom gigante, mas com menor distância entre as portas, cerca de 13 metros, exigindo ainda mais precisão técnica.
Além de Lucas e Giovanni, o Brasil também será representado pelo carioca Christian Soevik, filho de pai norueguês e mãe brasileira.
Conteúdo recomendado
Brechó Beneficente em Dois Irmãos
Festival do Chopp anuncia Danken como nova cervejaria do Biergarten em 2026
Prefeitura de Nova Petrópolis emite nota oficial sobre ônibus que atingiu residência
Brasil conquista 1º ouro nas Olimpíadas de Inverno com Lucas Pinheiro
Estação Sabor & Lazer promove Bingo no Clube União em Dois Irmãos
Jovem natural de Presidente Lucena morre após choque elétrico e velório é interrompido para necropsia no RS
Homem é preso por estelionato na praça central de Morro Reuter
Pequeno aneurisma é identificado e prefeito de Herval passará por procedimento na próxima semana
Motorista é flagrado com uma adolescente de 15 anos na carona de seu caminhão
Motociclista morre após colisão com carro que realizou manobra irregular na BR-116, em Ivoti
VÍDEO: Ônibus escolar desgovernado atinge residência em Nova Petrópolis
Linha Olinda: morador relata problemas com falta de energia frequente há 15 anos
Prefeitura de Ivoti anuncia mudança na Secretaria de Saúde
Cão é encontrado com ferimentos feitos por lâmina em Ivoti
