Grêmio

Cortez treina além da conta e mostra como o Grêmio se completa

08/05/2018 - 19h30min

Bruno Cortez é a prova em carne e osso de que o Grêmio se completa. A mesma formação que tem Pedro Geromel, Arthur, Maicon e Luan também conta com o vigor do lateral esquerdo. É dele a façanha de enfileirar dois meses ininterruptos de jogos em 2018. E também é o ex-jogador de Botafogo, São Paulo e Benfica quem mais chama atenção nos treinos físicos.

Aos 31 anos, Cortez já chegou a treinar além da conta no CT do Grêmio. Foi elogiado, mas também orientado a descansar depois de atingir meta na sessão.

Aconteceu depois de um jogo do Grêmio neste ano. Os jogadores que haviam atuado tinham apenas que correr ao redor do gramado, com ritmo controlado. Bruno Cortez deu umas voltas a mais, foi alertado de que havia superado o objetivo e seguiu para o vestiário.

O empenho do lateral esquerdo se traduz em atuação de imposição. Contra o Santos, na histórica goleada por 5 a 1, Cortez ficou em campo até os 31 minutos do segundo tempo. E perto de ser substituído, protagonizou lance onde divide e vence a disputa física com o marcador. Era quase um atropelamento, tamanho o vigor.

A partida do último domingo foi a de número 23 do jogador na temporada. Apenas Alisson, que participou do chamado time de transição nas primeiras rodadas do Gauchão, jogou mais que Cortez no ano. Em determinado momento, o lateral esquerdo jogou 14 jogos consecutivos pelo Grêmio. Uma maratona que se justifica pelo bom desempenho e carência de reposição. Marcelo Oliveira já teve lesão muscular e não pôde atuar à época. Enquanto Bruno Cortez jogou, manteve o nível físico elevado.

“Todo mundo aqui quer fazer história nesse clube. Todos querem ganhar títulos”, resumiu Cortez. “O Everton tem me ajudado muito. E quando você olha, já foi. Já era. Sorte que eu não preciso marcar ele”, brincou depois.

Em 2017, ele estava acertado com o Náutico e em cima da hora trocou o voo. Deixou de ir a Recife e embarcou com destino a Porto Alegre para tomar conta da posição. O resto é história – com direito a atuação destacada no Mundial de Clubes, contra Pachuca-MEX e Real Madrid.

No Grêmio de Renato Gaúcho, a técnica do meio-campo e ataque ganha reforço de peso. Bruno Cortez é um dos acréscimos de vigor e imposição a um time que tem empilhado goleadas e segue em transformação. O próximo estágio ainda não chegou, mas quando chegar, o camisa 12 estará lá.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário