Grêmio
Desgaste e foco no Flamengo: Grêmio inicia operação Libertadores
O próximo jogo do Grêmio será no sábado, contra o Fortaleza no Castelão, às 17 horas pelo Campeonato Brasileiro. Mas a cabeça do torcedor tricolor está na próxima quarta-feira e, pelo visto, a comissão técnica também.
O duelo decisivo contra o Flamengo que vale vaga na final de Libertadores da América mexeu com o cronograma do clube gaúcho, que deverá colocar em campo diante dos cearenses uma equipe totalmente reserva. Até aí, nenhuma novidade.
O que chamou atenção nesta semana foi a postura do staff gremista com relação ao elenco, que na avaliação da comissão técnica, chegou a um momento da temporada onde a “perna pesou”. O desgaste físico foi amplamente comentado pelo técnico Renato Portaluppi após o revés da última quarta, quando o Grêmio foi derrotado em casa para o Bahia.
Para o comandante tricolor, o rendimento aquém do esperado está ligado ao cansaço físico dos jogadores. Então, a ordem para os titulares até o confronto contra os cariocas é descanso e evitar a fadiga. Treinos leves, trabalhos na academia e repouso são as principais atividades do grupo no nordeste. Está dada a largada para a “operação Libertadores”.
Sobre a última partida, Renato comentou: “minha equipe estava muito presa. Não tivemos a movimentação que estamos acostumados a ter. Perguntei no intervalo se alguém estava cansado. O Maicon falou que estava, o Cortez também se queixou. Eu disse que não poderia trocar todo mundo no intervalo, porque do jeito que estavam jogando, acabaríamos com sete jogadores. Esperei tudo que deu para mexer no time, mas ficamos muito abaixo do esperado”.
Outro detalhe levantado pelo técnico foi o desgaste relacionado aos atletas que serviram às suas seleções, caso do volante Matheus Henrique e o atacante Everton, que estiveram presentes na delegação brasileira e do zagueiro Kannemann, que defendeu a Argentina.
“Eles estavam muito abaixo da parte física. São 30 horas de viagem, jogadores importantes, muito desgaste. São muitos jogadores com as pernas cansadas. Agora é descanso, alimentação, boas horas de sono. A parte física, no estágio que estamos, chegando ao final do ano, não adianta. E eu agradeço à direção do clube porque temos o voo fretado, isso ajuda bastante. Agora vamos descansar os jogadores. Há pouco tempo o Grêmio tinha três competições, agora são duas. Nessas horas o melhor treinamento físico, técnico, tático, é o descanso do jogador, alimentação, boas horas de sono, para poder recuperar todos”, finalizou Renato.
O Grêmio empatou em 1 a 1 com Flamengo o jogo de ida da semifinal da Libertadores. Para decidir a competição continental precisa vencer ou empatar desde que marque dois ou mais gols (2 a 2, 3 a 3, 4 a 4…). Ao Flamengo basta vencer ou empatar em 0 a 0. Uma nova igualdade em 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis.