Grêmio
Grêmio iguala pior arrancada no Brasileirão na era dos pontos corridos
Com um ponto em nove disputados, o Grêmio acumula apenas 11,1% de aproveitamento em três partidas no Brasileirão 2019. Divide a pior largada com Avaí e Vasco, mas ocupa o 18º lugar pelos critérios de desempate. A campanha negativa iguala a de 2010 – a pior do Tricolor na era dos pontos corridos.
Há nove anos, o clube gaúcho também largou com o freio de mão puxado. Após ser campeão gaúcho – como em 2019 –, empatou com Atlético-GO e perdeu para Corinthians e Palmeiras. O ponto conquistado, em ambos os casos, foi fora de casa. Outro fator que distingue as campanhas é que o Tricolor jogou duas partidas fora de casa naquele ano, ao contrário de agora.
Se serve como incentivo aos gremistas, em 2010, Silas deixou o comando técnico em agosto para dar lugar a Renato Portaluppi, e o treinador levou o time ao 4º lugar, com uma vaga na Libertadores da América.
Renato Portaluppi lamentou muito a derrota para o Fluminense. “Só dependemos das nossas forças. Nos recuperamos na Libertadores e, com certeza, nos recuperaremos no Brasileiro. Mas são pontos corridos. Precisamos acabar de dar mole. E na Copa do Brasil também, ou ficaremos pelo caminho. Já erramos em cinco partidas, duas na Libertadores e três no Brasileiro. É exemplo suficiente”, sentenciou Renato após a derrota.
Os próximos adversários pelo Brasileirão são Corinthians e Ceará, fora, e Atlético-MG, em casa. Antes disso, tem a decisão da vaga às oitavas de final da Libertadores, na quarta-feira, contra a Universidad Católica, a partir das 19h15, na Arena.