Grêmio

Grêmio vai do Z-2 à decisão do Gauchão

29/03/2018 - 10h43min

A presença do Grêmio em uma final de Campeonato Gaúcho não é uma surpresa para ninguém. Mas a edição de 2018 traz um agravante a valorizar a campanha gremista até as decisões nos próximos dois domingos: o Tricolor foi figura constante no Z-2 do Gauchão durante as primeiras rodadas. Agora, está a um passo de acabar com o jejum de oito anos sem o título estadual. Para isso, terá de superar o Brasil de Pelotas, adversário no qual o clube adota total respeito.

Desde a chegada de Renato, em setembro de 2016, o Grêmio esteve envolvido em quatro finais e conquistou três títulos: a Recopa, este ano; a Libertadores, em 2017; e a Copa do Brasil, em 2016. A única perdida foi no Mundial de Clubes, para o Real Madrid, em dezembro passado. O treinador, desde que chegou, fala constantemente na vontade de fazer o elenco ter mentalidade vencedora. E o Estadual ganha lugar especial no rol pelo tempo sem estar nas mãos dos gremistas: desde 2010 o clube não levanta a taça.

– Eu quero muito ser campeão gaúcho. É um título que só tenho como jogador. O Grêmio quando chega é para ganhar. Vamos continuar respeitando nosso adversário, mas queremos muito ser campeões, tanto que o Grêmio não conquista desde 2010. Viciei esse grupo para ganhar. O Grêmio passou por várias barreiras, dificuldades. O objetivo é ser campeão gaúcho, tanto para mim quanto para o torcedor, que há oito anos não grita – citou o técnico gremista.

As decisões contra o Brasil de Pelotas ocorrem dias 1º, na Arena, e 8, em Pelotas. Parecia um cenário distante daquele Tricolor que iniciou o Gauchão. Depois de quatro partidas com o time de transição e apenas um ponto conquistado, o elenco principal entrou em ação. A arrancada ainda teve uma derrota, para o rebaixado Cruzeiro-RS, em plena Arena – só foi sair da zona de rebaixamento após a vitória sobre o Novo Hamburgo, com reservas, na 9ª rodada. Até o alívio e a classificação ao vencer o maior rival Inter, por 2 a 1.

O técnico, em um dos seus arroubos de ídolo com personalidade, bancou a ida para a fase eliminatória quando o Tricolor estava ainda dentro do Z-2. Era muito improvável, claro, uma queda, mas a classificação não estava tão próxima assim. Hoje a final é a realidade.

– A gente precisa ser campeão, faz muito tempo que o Grêmio não é. E o Grêmio merece. Vamos respeitar o lado de lá porque vem forte e fez por onde, mas o Grêmio agora vai brigar com todas suas forças pelo título. É a quinta final que esse grupo alcança. Está acostumamdo a vencer, está pegando o gosto – disse Bressan.

Estamos na final. O Renato falou que estávamos em último, ele bancou que iríamos classificar, que uma vaga era do Grêmio. Compramos isso com ele. Sabemos de nossa capacidade. É uma final, temos de estar preparados para buscar o título (Luan)

A vantagem sobre o Avenida era tão grande que o Grêmio mudou quase todo o time e deu chances a alguns reservas, como Maicosuel, Hernane e Madson. Após o empate em 1 a 1, o elenco se reapresenta na tarde desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho. Geromel retorna da seleção brasileira e volta naturalmente ao time, como Kannemann, liberado após suspensão.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário