Grêmio

Inter e Grêmio estarão na mesma edição da Libertadores pela terceira vez

04/12/2018 - 12h00min

O clássico entre Inter e Grêmio jamais aconteceu pela Copa Libertadores da América. Um dos motivos é o fato das equipes terem disputado poucas edições ao mesmo tempo. Isso só havia acontecido duas vezes na história: em 2007 e 2011. Acontecerá pela terceira vez no ano que vem.

A dupla gaúcha garantiu vaga diretamente para a fase de grupos via Campeonato Brasileiro. O Colorado terminou na 3ª posição enquanto o Tricolor foi o 4º colocado.

Os grupos ainda serão sorteados e nenhuma das equipes sabem quais serão seus adversários no torneio, mas a expectativa no Rio Grande do Sul já começa a aumentar pelas suas duas principais equipes voltarem a disputar o torneio simultaneamente.

O Inter está partindo para a sua 12ª Libertadores. A última participação colorada havia sido em 2015, quando chegou nas semifinais. Já o Grêmio é o time brasileiro que mais vezes disputou o torneio ao lado de Palmeiras e São Paulo. Contando já com a participação do ano que vem, serão 19 Libertadores disputadas pelo Imortal, a quarta consecutiva.

Nas duas ocasiões que a dupla esteve junta na disputa, nenhum deles levantou a taça. Em 2007, o Grêmio ficou com o vice-campeonato ao perder para o Boca Juniors a grande decisão, enquanto o Internacional foi eliminado na fase de grupos, ficando atrás de Velez e Nacional do Uruguai, e somente à frente do Emelec no Grupo 4 daquela edição.

O quase Gre-Nal do Século

Na última vez em que ambos estiveram juntos, em 2011, as equipes quase se enfrentaram, mas ambas foram eliminadas na fase anterior ao jogo que seria o Gre-Nal do século. Nas oitavas, o Inter foi eliminado para o Peñarol, e o Grêmio caiu para a Universidad Católica. Uruguaios e chilenos acabaram fazendo o confronto das quartas de finais.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário