Grêmio
Pela segunda vez na história, Grêmio enfrentará o Fortaleza no Centenário
O Grêmio enfrentará o Fortaleza, no próximo sábado (8), no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. A partida será realizada na Serra porque o clube não pode utilizar a Arena, em Porto Alegre, que será uma das sedes da Copa América.
Esta não é a primeira vez que os gremistas utilizarão a casa do Caxias como sede. Em 2006, ano em que retornava à Primeira Divisão, o Tricolor foi punido com a perda de três mandos de campo por problemas causados por sua torcida no Gre-Nal de 30 de julho, no Beira-Rio, quando diversos banheiros químicos foram queimados. A pena imposta pelo STJD foi a de disputar três jogos fora do Estádio Olímpico e com portões fechados.
A primeira partida foi disputada no dia 8 de agosto, e o time comandado por Mano Menezes derrotou o Athletico-PR, por 2 a 0, gols marcados por Hugo e Herrera. Na sequência, no dia 24 daquele mês, o Grêmio venceu o Fortaleza, por 4 a 1, com destaque para o centroavante Rômulo, autor de dois gols. Léo Lima e Hugo fecharam a conta, e Mazinho Lima descontou para os cearenses. A série foi encerrada com novo triunfo, 2 a 1 sobre o Cruzeiro, no dia 30 de agosto, com gols de Tcheco e Ramon.
Desde a criação do Campeonato Brasileiro, em 1971, o Grêmio já mandou 13 jogos fora de Porto Alegre. Além do Centenário, os outros estádios que receberam os gremistas foram o Alfredo Jaconi (Caxias do Sul), Bento Freitas (Pelotas), Colosso da Lagoa (Erechim) e Orlando Scarpelli (Florianópolis). A última vez foi no empate em 1 a 1, com o Vitória, em 12 de novembro de 2017, gol marcado por Fernandinho.
Além dos jogos pelo Brasileirão, o Grêmio também foi mandante de partidas da Série B, da Copa do Brasil, da Supercopa Libertadores e do Gauchão sem ser o dono do estádio. No geral, desde 1971, são 34 confrontos com 20 vitórias, sete empates e sete derrotas.
Créd. GaúchaZH