Conecte-se conosco

Inter

Disputa acirrada entre Danilo e Lomba

26/03/2018 - 15h37min

Mobilizado a se reestruturar e fazer ajustes após a eliminação precoce nas quartas de final do Gauchão, o Inter usa os 21 dias que terá à disposição sem compromissos oficiais com boa parte de seu foco destinado a recuperar atletas lesionados. E com atenção especial sobre o retorno de Danilo Fernandes em uma disputa acirrada com Marcelo Lomba para retomar o posto de titular na meta colorada.

Em fase final de recuperação de uma lesão muscular sofrida na vitória por 3 a 1 sobre o Juventude em 15 de fevereiro, o goleiro é preparado para ficar à disposição para encarar o Vitória, no próximo dia 11, pelo jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil, no Beira-Rio. Mas o arqueiro deve estar em campo ainda antes pelo clube. Há expectativa de que Danilo atue ao menos 45 minutos no amistoso contra o Caxias, no sábado, em Porto Alegre.

Sua presença, porém, depende do aval do departamento médico. O camisa 1 já treina com o grupo desde a semana que antecedeu o primeiro dos três Gre-Nais em sequência pelo Gauchão. Um dos líderes do elenco, Danilo se fez presente no vestiário antes de todos os clássicos, mas segue sem ser relacionado por Odair Hellmann para as partidas.

E tem até sua titularidade ameaçada para o retorno, em uma disputa com Lomba. Na entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio que ainda assim culminou com a eliminação no estadual, o treinador afirmou que a decisão recai sobre o crivo do preparador Daniel Pavan. A decisão só será tomada nas vésperas do duelo com o Vitória.

– A primeira coisa que tem que ocorrer é o Danilo Fernandes treinar normalmente e ser liberado. Aí, o Pavan comunicará que o Danilo está 100% e decidiremos as situações . Temos grandes goleiros. Daniel, Keiller, o Miguel estão bem. No momento certo, decidiremos – disse Odair, ainda após a vitória no Gre-Nal.

A disputa aberta com o camisa 1, um dos líderes e até então titular incontestável do Inter, aliás, evidencia o bom momento de Lomba como substituto de Danilo. Salvo as duas derrotas no Gre-Nais em que pouco pôde fazer para evitar os gols rivais, o goleiro se destacou com defesas importantes e milagres nos demais confrontos pelo Colorado.

Os números corroboram a briga entre os dois arqueiros pelo posto (confira abaixo). Em 11 jogos no ano, Lomba sofreu sete gols, com média de 0,63 gol sofrido por partida. Danilo, por sua vez, sofreu quatro tentos em seis aparições, com média de 0,66 por partida.

Em meio à parceria natural dos atletas da posição, a dupla chegou ao clube no mesmo ano, o turbulento 2016 em que o Inter foi rebaixado. Danilo Fernandes foi o escolhido para substituir Alisson, vendido ao Roma. Desembarcou em maio e não demorou a se firmar como titular e um dos expoentes da equipe. Além disso, virou uma das principais vozes no vestiário.

Lomba foi apresentado dois meses depois. Trocou o Bahia pelo Beira-Rio, enquanto Muriel, irmão de Alisson, trilhou caminho inverso. Nas chances recebidas em 2016, não conseguiu ajudar o time a vencer. Porém, já dava mostras de suas virtudes. No ano seguinte, foi fundamental na classificação às oitavas de final da Copa do Brasil, ao defender duas cobranças do Corinthians na vitória por 4 a 3 após empate em 1 a 1 no tempo normal.

Após folgar neste fim de semana, o elenco do Inter se reapresenta para trabalhos na tarde desta segunda-feira. O Colorado tem a semana de treinamentos até encarar o Caxias em amistoso no próximo sábado, pela manhã, no Beira-Rio. O retorno às partidas oficiais ocorre apenas em 11 de abril, contra o Vitória, em casa, pelo jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.