Esporte

Ivotiense embarca hoje para competição na França

11/05/2022 - 09h11min

Aos 16 anos, a ivotiense Victória Gehm Strassburger terá a responsabilidade de representar o tênis de mesa feminino do país em uma das mais importantes competições da sua categoria. A Gymnasiade 2022, considerada as Olimpíadas para esportistas em idade escolar e será disputada neste mês em Normandia, na França.

Apesar de muito jovem, a estudante do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Ivoti acumula um histórico vitorioso e muito promissor. Foi 1ª no Ranking Nacional juvenil e juventude no esporte. Em março deste ano, ganhou medalha de bronze na seletiva para a competição, realizada em Aracaju.

Além dela, mais sete mesatenistas representarão o Brasil. São três na categoria feminina e quatro na masculina. Foram mais de 200 atletas disputando vaga para a competição internacional, que terá mais de 3300 competidores de 69 países, em 20 modalidades.. “Com certeza só de ter essa oportunidade de representar o meu país me enche de alegria, se conseguir trazer algum resultado, melhor ainda. Será uma experiência única”, destaca.

Treino com adultos

Victória embarcará nesta quarta-feira para o país europeu, onde disputará com atletas de todo o mundo. Ela aproveitou os últimos momentos no Rio de Janeiro, onde participou de um Training Camp.

Na Cidade Maravilhosa, a ivotiense treinou com os melhores atletas de tênis de mesa do Brasil. Entre eles Hugo Calderano, número 3 do mundo, Simon Gauzi, 23 do mundo, e Alexis Lebrun, o primeiro do ranking mundial juvenil.. “Foi uma experiência incrível”, disse Victória.

Relação com o esporte

A história da Victória com o esporte começou em 2017 através do PLUG (Programa Lazer Unindo Gerações). “Eu fiquei sabendo que era possível ir com o pessoal até a Colônia Japonesa onde tinha aulas de tênis de mesa, me interessei e meu professor me convidou para treinar mais a sério”, conta.

Logo ela mostrou que tinha talento e novas portas foram se abrindo. “Depois disso, passei a treinar não só em Ivoti, mas também em São Leopoldo e em Porto Alegre”, recorda. Na época, Victória treinava 3 horas por dia, cinco dias na semana. Hoje o treino chega a quase cinco horas e até 6 dias na semana.

Como não tem mais como treinar em Ivoti, ela vai todos os dias para Porto Alegre e chega em casa por volta das 22 horas. Mesmo com tantas horas de treino e dedicação, Victória diz estar indo para a França tranquila. “Não conheço os atletas de lá, então estou indo para adquirir experiência, quem sabe consigo treinar um pouco de alemão e inglês também”, disse a atleta.

Sair da versão mobile