Esporte
Melhor árbitro assistente do Gauchão é de Ivoti
Ivoti – Entre os grandes nomes do Gauchão 2022, eleitos pela Federação Gaúcha de Futebol – FGF, na noite de segunda-feira, está o de um morador de Ivoti. Tiago Kappes Diel foi escolhido como o melhor árbitro assistente da competição.
Tiago é natural do município de Crissiumal, localizado no Noroeste do Estado, mas reside há bastante tempo na Encosta da Serra. Aos 36 anos, ele tem em seu currículo 12 anos de arbitragem, diversos jogos em campeonatos estaduais, brasileiros e Grenais.
“Momento marcante”
Após ser premiado, o árbitro de Ivoti falou exclusivamente com o Diário, contando sobre a carreira, a conciliação entre a atuação como árbitro e professor, a arbitragem e os próximos planos na função de assistente. Confira:
Diário – Como é conciliar treinos, jogos e outros trabalhos?
Tiago – Sou Professor de Educação Física no Instituto Ivoti. A questão de conciliar ambos trabalhos é de muito planejamento, principalmente quando tenho que viajar a nível nacional. Se não tiver jogos durante a semana fica tranquilo. Entre uma janela e outra, consigo planejar, estudar e treinar, mas com planejamento não tenho dificuldades. Claro não posso abraçar o mundo.
Diário – Como é ser árbitro de futebol no Brasil?
Tiago – No país do futebol, vejo a arbitragem ainda sendo pouco valorizada de modo geral e a cobrança é enorme. Hoje ainda não somos reconhecidos como profissionais, porém somos cobrados como tal. Acredito que a sociedade deveria levar em consideração que somos seres humanos, sujeitos a erros e acertos e não somos inimigos de ninguém, muito pelo contrário a amizade que o futebol me proporciona é incrível. Jamais vamos entrar no campo de jogo para errar, pois temos que arcar com nossas responsabilidades.
Diário – Quais os próximos objetivos e/ou sonhos na profissão?
Tiago – Já são 12 anos de arbitragem, tendo Grenais no currículo e final de campeonato estadual, mas o principal objetivo a curta distância é trabalhar no Brasileirão Série A na minha função de árbitro assistente.
Diário – Como vê sua atuação neste campeonato e a importância deste prêmio?
Tiago – Sem dúvidas foi o campeonato que tive um alto nível de regularidade nas tomadas de decisões. Isso faz com que a gente ganhe a confiança dos atletas, clubes e da comissão de arbitragem. Automaticamente vamos tendo mais oportunidades e com isso mais jogos a altura do que se espera de um árbitro de alto nível. A premiação vem em um momento especial da minha carreira, que me sinto maduro o suficiente para assimilar o reconhecimento pelo trabalho. Isso nos dá mais motivação para continuar essa árdua jornada, pensando em prol da excelência na arbitragem. Sempre é bom ser reconhecido pelo resultado do trabalho. Momento marcante que jamais será esquecido. Agora é dar continuidade para manter o alto nível.