Esporte
Mesmo se recuperando de edema ósseo, Marlei conquista pódio na maratona New Balance de Porto Alegre
Por Cleiton Zimer
2horas, 46 minutos e 14 segundos. Este foi o tempo da atleta de Morro Reuter Marlei Willers – a Preta, 46 anos, na New Balance 42 k. O desafio aconteceu nesta manhã de domingo (28) em Porto Alegre. Ela conquistou o terceiro lugar na prova, levando o Estado e a região para o pódio mais uma vez.
“Estou muito feliz. Imagina, 46 anos, poder estar participando de uma festa dessas”, disse, em entrevista à GZH. “Poder estar subindo no pódio e representando o Rio Grande do Sul, não tem como não estar feliz. É uma realização muito grande.”
Ela afirmou que teve que se superar a si mesma. Há 35 dias descobriu uma lesão, um edema ósseo, que a fez reduzir o ritmo dos treinos. “Fiz um trabalho intensivo com fisioterapia e deu tudo certo.”
Marlei chegou sabendo do alto nível e da dificuldade da prova. “Não estou no ritmo que eu queria, mas queria completar ela, e queria ter um lugarzinho no pódio para representar o Rio Grande do Sul. Comecei os 21k um pouco no ritmo que tinha feito nos treinos, tentei manter na segunda parte e não consegui, mas vi que ia conseguir manter o terceiro lugar, e foi o que pensei: me manter no ritmo. Caí nos últimos 5 km, mas sabia que fazia parte.”
Marlei começou a correr aos 39 anos, soma diversas conquistas desde então e subiu ao pódio em todas as sete maratonas que correu. Ela agradeceu a toda a torcida. “Sabia que estava representando muitas pessoas.”
A campeã foi a queniana Viola Kosgei, com o tempo de 2h35min05s. A brasileira Mirela Saturdino de Andrade ficou em segundo.
Pelo masculino, a vitória ficou com Paulo Paula em 2h13min06s. Justino Pedro da Silva ficou em segundo e Edson Amaro dos Santos em terceiro.