Esporte

Moradora de Estância vence Gaúcho de Resistência

08/12/2022 - 09h49min

Débora da Luz, 39 anos, campeã do Gaúcho de Resistência (FOTO: Divulgação)

Débora da Luz, 39 anos, campeã do Gaúcho de Resistência

Por Geison Machado Concencia

Estância Velha – No início de dezembro, o município tornou-se destaque, com a vitória de uma de suas moradoras no Campeonato Gaúcho de Resistência (Etapa Única). Débora da Luz, 39 anos, subiu no degrau mais alto do pódio e trouxe um importante prêmio para Estância. A competição aconteceu em Santa Cruz do Sul, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.

Mas se engana quem acha que esse foi o primeiro título. Por cinco vezes a atleta sagrou-se campeã, em outros eventos expressivos do ciclismo de estrada. E toda essa jornada de competições começou em 2016, quando pedalou uma mountain bike. Na hora foi apenas uma brincadeira, mas que acabou ficando séria. Depois foi para as bicicletas do estilo speed e em 2017 foi para sua primeira competição.

Para manter esse bom rendimento em campeonatos é necessário treino, que ela divide com sua rotina diária de trabalho como palestrante. Além disso, precisa de uma boa alimentação regular e saudável que de energia para tantos quilômetros de estrada. Só para se ter uma ideia, ela treina cerca de cinco vezes por semana, rodando uma média de 350 km.

O desejo de superar desafios é uma das motivações para Débora se manter focada em sua rotina de ciclismo e de trabalho. Além disso, o esporte proporciona felicidade e bem estar para a atleta.

“O esporte é o meu combustível ilimitado de energia, treinar me motiva, dá disposição,
esvazia a minha mente e me deixa mais criativa no trabalho. Eu sou obcecada por desafios, superação e resultados e me encontrei na bike, porque ela me da sentimento de liberdade, de realização e tudo isso eu resumo em plenitude, felicidade e ainda tem as amizades, as pessoas incríveis que conheci através da bike e o quanto me tornei uma pessoa com hábitos mais saudáveis e super focada. Não importa em qual área da vida se o ser humano tem clareza sobre um objetivo,
e tem fé em si mesmo então jamais lhe faltará motivação para fazê-lo. Eu sou louca, apaixonada e infinitamente grata a esse esporte que eu amo”.

Débora gosta de valorizar e lembrar das pessoas que fizeram parte da sua conquista. Um deles é seu treinador, que estava com ela na preparação ao título. Ela treina com RR Cycling – Roberto Rodrigues Junior.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário