Esporte
Novo desafio: Marlei vai correr na Maratona Internacional de Berlim

A prova na Alemanha é uma das seis maiores da modalidade no mundo
Por Cleiton Zimer
Há seis anos o nome do Rio Grande do Sul, de Morro Reuter, Dois Irmãos e de toda a região está sendo transcrito na história do esporte através da atleta Marlei Willers, 45 anos – a Preta.
E após se destacar em diversas corridas, dentre elas conquistando o primeiro lugar na 38ª Maratona Internacional de Porto Alegre no ano passado – com recorde estadual dos últimos 30 anos e após 15 anos sem vitória gaúcha –, agora chegou a hora de alçar novos voos: participar de uma das maires maratonas do mundo, em Berlim, Alemanha.
“Desde que comecei a correr tracei como meta e sonho fazer as seis maratonas maiores do mundo. E esse ano tenho programada a minha primeira”, conta.
DESAFIOS QUE ACUMULAM PREPARO
A prova de Berlim será no dia 29 de setembro. E, diariamente, todo esforço é direcionado para isso. “Tenho mais três desafios antes. Mas com toda certeza a preparação de agora já está sendo para Berlim.”
Antes de ir para a Alemanha Marlei ainda vai correr as maratonas da New Balance no dia 28 de abril em Porto Alegre; a de Porto Alegre no dia 16 de junho; e a da Fila, em São Paulo, no dia 25 de agosto.
Marlei tem 45 anos
Um sonho se realizando
Ela conta que a expectativa é grande. “Quando, há seis anos, eu poderia imaginar que estaria em 2024 me organizando pra fazer uma das maiores seis maratonas do mundo.”
Para participar das majors – seis maiores maratonas que existem –, é necessário ter um determinado índice de tempo nas maratonas. Entre os 45 e 59 anos deve ser de 3h20min. O de Marlei é 2h40min59 [sendo inclusive a terceira no Top 10 do Brasil em maratonas no ano passado].
Neste ano, em janeiro, Marlei já foi campeã da Travessia Torres Tramandaí (TTT-2024) com dupla mista.
“Acredita, trabalha, que o tempo se encarrega do restante”
Além do preparo físico, a ida para Alemanha vai requerer muita organização e custos. “Mas eu sempre me dediquei muito para que eu pudesse realizar esse momento. Doei muita energia, tempo, dinheiro para que meu caminho chegasse até onde chegou. É o que eu sempre digo: acredita, trabalha, que o tempo se encarrega do restante”.
As Majors
Além de Berlim, fazem parte da World Marathon Majors: Tóquio, Boston, Londres, Chicago e Nova York.
Como circuito existe desde 2006. A princípio era formada por apenas cinco das maratonas – Tóquio passou a integrar o time de “maiores maratonas do mundo” em 2013.
Com distância de 42.195 metros, correr em uma dessas competições é o sonho de muitos atletas.
Saiba mais:
03 de Março de 2024 – Maratona de Tóquio (Japão)
É a mais nova entre as Majors, com a primeira edição em 2007.
15 de Abril de 2024 – Maratona de Boston (Estados Unidos)
É considerada a mais tradicional do circuito e acontece na terceira segunda-feira de abril, no feriado conhecido como Patriot Day.
21 de Abril de 2024 – Maratona de Londres (Inglaterra)
Entre as Majors, é considerada a mais técnica e com grau de dificuldade médio.
29 de Setembro de 2024 – Maratona de Berlim (Alemanha)
É considerada a mais rápida do circuito por ser disputada sob condições climáticas adequadas e num percurso plano.
13 de Outubro de 2024 – Maratona de Chicago (Estados Unidos)
Essa Major teve início em 1977 e desde então já recebeu os corredores mais rápidos do mundo, sendo palco de recordes mundiais.
03 de Novembro de 2024 – Maratona de Nova Iorque (Estados Unidos)
O que começou como um percurso ao redor do Central Park, hoje passa por cinco distritos da cidade, começando em Staten Island e terminando em Manhattan.
Atleta, empreendedora e agora palestrante
Marlei está dando palestras em diversos locais
Após vitória na Maratona de Porto Alegre do ano passado a carreira de Marlei deslanchou ainda mais. Agora, além de atleta, empreendedora com a Preta Pastas é, também, palestrante.
Dentre os locais em que já esteve está a Randon de Caxias do Sul e da Operadora Vivo em Porto Alegre.
E também já tem agenda: 12 de março estará na ACI de Lajeado, 16 e 17 de março no Lions de Chapecó e 12 de abril na ACI de Novo Hamburgo.