Esporte

Set Point Voleibol de Dois Irmãos forma cidadãos por meio do esporte

07/11/2022 - 10h54min

Atualizada em 07/11/2022 - 11h04min

Treino de vôlei no Ginásio da Sociedade Santa Cecília

Por Hermes Reich

 

Projeto integra alunos das três redes de ensino da cidade, além do Instituto de Educação Ivoti

O amor pelo vôlei e o sonho de realizar um trabalho social através do esporte, foram os ingredientes necessários para dar vida ao Set Point Voleibol de Dois Irmãos. O projeto, idealizado e coordenado pela professora de Educação Física Roberta Stoffel Callai, atende meninos e meninas nascidos entre os anos de 2006 e 2013.
“O projeto de vôlei é a minha vida, uma realização. Eu amo vôlei e poder proporcionar isso para eles é tudo de bom”, frisa Roberta.

Criado com o objetivo de ensinar os fundamentos do voleibol, e, até mesmo, proporcionar os benefícios da prática esportiva, o Set Point também exerce um papel social importante na formação de cidadãos, principalmente com ensinamentos que os alunos levam para a vida.
“Acredito que o esporte é o caminho de uma vida saudável, e uma oportunidade para fazer amizades e ter uma vida social ativa. Além disso, nossos alunos aprendem a conviver com as diferenças, as vitórias e as derrotas”, destaca a criadora do projeto esportivo.

 

DESAFIOS


Apesar de o custo financeiro para participar dos campeonatos, as características garra, tradição, talento e muita dedicação dos atletas superam os desafios e mostram toda a força do grupo nas competições que disputam. “Participamos dos campeonatos que temos dinheiro para pagar – todas as despesas são pagas através das mensalidades, pois não temos patrocínio.”

Roberta ainda conta que o grupo se empenha na promoção anual de cachorro-quente, onde arrecada dinheiro para aquisição de bolas e fardamentos novos.


CONQUISTAS


O Set Point Voleibol tem alcançado nos últimos anos um destaque em virtude das suas conquistas dentro da quadra. O grupo obteve experiências bem-sucedidas nos campeonatos que disputou na Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo.

“Fazem 27 anos que participo do campeonato da Sociedade Ginástica. Foram anos como atleta do “10” e depois da Feevale e há 16 anos participo com o meu projeto. Por várias vezes conquistamos títulos, inclusive este ano vencemos em duas categorias: Mirim Feminino e Infantil Feminino”, conta Roberta.

 

                   


TREINOS


Os treinos de voleibol ocorrem no Ginásio da Sociedade Santa Cecília, nas sextas-feiras (participam três turmas: das 14h30 às 16h, das 16h às 17h30 e das 17h30 às 19h). Uma outra turma realiza as atividades nas segundas e outra nas quartas-feiras, na Escola 29 de Setembro.

As aulas acontecem por categorias: 2011/2012 e 2013 é a Categoria Mini Vôlei; 2009 e 2010 a Categoria Mirim; 2006/2007 e 2008 Categoria Infantil. Participam alunos das escolas das redes estadual, municipal e particular de Dois Irmãos, inclusive do Instituto de Educação Ivoti.


O QUE DIZEM OS ALUNOS


O Murilo André Lauermann, de 15 anos de idade, é estudante do primeiro ano do Ensino Médio na Escola 10 de Setembro, e participa há 4 anos do projeto.
“O vôlei é um lazer para mim, me divirto bastante. Além disso, é um momento de interação entre jovens que têm as mesmas idades. Gosto muito.”

 

Para Bruna Gabriele Seder (também de 15 anos e estudante do nono ano na Escola 29 de Setembro), que está há 6 anos participando dos treinos, o projeto é uma forma de fazer novas amizades. “O vôlei é tudo para mim, e aqui realizamos muitas amizades.”

 


REALIZAÇÃO DE UM SONHO


Roberta Stoffel Callai conta que foi atleta de vôlei, e desde a época que estudava na Escola 10 de Setembro, em Dois Irmãos, já amava esse esporte. Mais tarde, na adolescência, foi cursar o Ensino Médio na Feevale, em Novo Hamburgo. “Eu já queria entrar lá para cursar educação física, e foi o que eu fiz”, diz Roberta com brilho nos olhos.

 

A atleta também jogou no time da Ginástica, seguindo carreira na Equipe Universitária da Feevale. Apesar de fazer o que mais gostava, Roberta tinha um sonho: desde 2006 o desejo pelo projeto.

“No início eu ainda trabalhava nos turnos da manhã e tarde e treinava e estudava à noite. Então, tinha que dar as aulas no Ginásio Santa Cecília, nas terças e quintas-feiras ao meio-dia. O Set Point era um grande sonho que consegui realizar”, finaliza Roberta.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário