Esporte
Set Point Voleibol de Dois Irmãos forma cidadãos por meio do esporte
Por Hermes Reich
Projeto integra alunos das três redes de ensino da cidade, além do Instituto de Educação Ivoti
O amor pelo vôlei e o sonho de realizar um trabalho social através do esporte, foram os ingredientes necessários para dar vida ao Set Point Voleibol de Dois Irmãos. O projeto, idealizado e coordenado pela professora de Educação Física Roberta Stoffel Callai, atende meninos e meninas nascidos entre os anos de 2006 e 2013.
“O projeto de vôlei é a minha vida, uma realização. Eu amo vôlei e poder proporcionar isso para eles é tudo de bom”, frisa Roberta.
Criado com o objetivo de ensinar os fundamentos do voleibol, e, até mesmo, proporcionar os benefícios da prática esportiva, o Set Point também exerce um papel social importante na formação de cidadãos, principalmente com ensinamentos que os alunos levam para a vida.
“Acredito que o esporte é o caminho de uma vida saudável, e uma oportunidade para fazer amizades e ter uma vida social ativa. Além disso, nossos alunos aprendem a conviver com as diferenças, as vitórias e as derrotas”, destaca a criadora do projeto esportivo.
DESAFIOS
Apesar de o custo financeiro para participar dos campeonatos, as características garra, tradição, talento e muita dedicação dos atletas superam os desafios e mostram toda a força do grupo nas competições que disputam. “Participamos dos campeonatos que temos dinheiro para pagar – todas as despesas são pagas através das mensalidades, pois não temos patrocínio.”
Roberta ainda conta que o grupo se empenha na promoção anual de cachorro-quente, onde arrecada dinheiro para aquisição de bolas e fardamentos novos.
CONQUISTAS
O Set Point Voleibol tem alcançado nos últimos anos um destaque em virtude das suas conquistas dentro da quadra. O grupo obteve experiências bem-sucedidas nos campeonatos que disputou na Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo.
“Fazem 27 anos que participo do campeonato da Sociedade Ginástica. Foram anos como atleta do “10” e depois da Feevale e há 16 anos participo com o meu projeto. Por várias vezes conquistamos títulos, inclusive este ano vencemos em duas categorias: Mirim Feminino e Infantil Feminino”, conta Roberta.
TREINOS
Os treinos de voleibol ocorrem no Ginásio da Sociedade Santa Cecília, nas sextas-feiras (participam três turmas: das 14h30 às 16h, das 16h às 17h30 e das 17h30 às 19h). Uma outra turma realiza as atividades nas segundas e outra nas quartas-feiras, na Escola 29 de Setembro.
As aulas acontecem por categorias: 2011/2012 e 2013 é a Categoria Mini Vôlei; 2009 e 2010 a Categoria Mirim; 2006/2007 e 2008 Categoria Infantil. Participam alunos das escolas das redes estadual, municipal e particular de Dois Irmãos, inclusive do Instituto de Educação Ivoti.
O QUE DIZEM OS ALUNOS
O Murilo André Lauermann, de 15 anos de idade, é estudante do primeiro ano do Ensino Médio na Escola 10 de Setembro, e participa há 4 anos do projeto.
“O vôlei é um lazer para mim, me divirto bastante. Além disso, é um momento de interação entre jovens que têm as mesmas idades. Gosto muito.”
Para Bruna Gabriele Seder (também de 15 anos e estudante do nono ano na Escola 29 de Setembro), que está há 6 anos participando dos treinos, o projeto é uma forma de fazer novas amizades. “O vôlei é tudo para mim, e aqui realizamos muitas amizades.”
REALIZAÇÃO DE UM SONHO
Roberta Stoffel Callai conta que foi atleta de vôlei, e desde a época que estudava na Escola 10 de Setembro, em Dois Irmãos, já amava esse esporte. Mais tarde, na adolescência, foi cursar o Ensino Médio na Feevale, em Novo Hamburgo. “Eu já queria entrar lá para cursar educação física, e foi o que eu fiz”, diz Roberta com brilho nos olhos.
A atleta também jogou no time da Ginástica, seguindo carreira na Equipe Universitária da Feevale. Apesar de fazer o que mais gostava, Roberta tinha um sonho: desde 2006 o desejo pelo projeto.
“No início eu ainda trabalhava nos turnos da manhã e tarde e treinava e estudava à noite. Então, tinha que dar as aulas no Ginásio Santa Cecília, nas terças e quintas-feiras ao meio-dia. O Set Point era um grande sonho que consegui realizar”, finaliza Roberta.