Esporte

Victoria Strassburger, de Ivoti, fala sobre a conquista do ouro no Pan-Americano de Tênis de Mesa

05/09/2024 - 17h48min

Atualizada em 05/09/2024 - 17h55min

A mesa-tenista Victoria Strassburger, natural de Ivoti, conquistou na terça-feira, dia 3, a medalha de ouro na categoria sub-19 feminina por equipes no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa. A competição foi realizada em Lima, no Peru, com direito a vaga da equipe brasileira no Campeonato Mundial, que será realizado em novembro, na Suécia.

CONQUISTA

Victoria representou o Rio Grande do Sul com um desempenho de destaque na competição, vencendo quatro dos cinco sets que disputou. A equipe, composta por Victoria, Giulia Takahashi, Sabrina Miyabara e Beatriz Kanashiro, manteve uma campanha invicta. Na fase de grupos, elas derrotaram as seleções do Peru e da Guatemala por 3 a 0.

Nas semifinais, a Seleção Brasileira superou o Chile com uma vitória por 3 a 1, garantindo a classificação para a final. Na decisão, as brasileiras enfrentaram o Canadá, vencendo por 3 a 0 e asseguraram o título e a vaga no Mundial. A ivotiense relata a satisfação de conquistar esse título inédito em sua carreira. “Sabíamos que a competição seria difícil, com equipes fortes como Canadá, Estados Unidos e Porto Rico. Mas lutamos ponto por ponto e conseguimos esse título inédito. A gente está muito feliz e estou grata por tudo que aconteceu. Com certeza a gente vai tentar levar o Brasil o mais longe possível nesse mundial”, disse a mesa-tenista.

RECUPERAÇÃO

Além disso, Victoria compartilha sua jornada até o ouro e menciona como foi o período em que ficou afastada após uma cirurgia nasal. Segundo ela, esse momento foi crucial para seu desempenho no Pan-Americano. “Foi um tempo que deu focar bastante na minha parte mental, análise de jogos e coisas que eu poderia fazer mais em casa. Quando voltei eu tive mais um mês, para daí sim cuidar mais da minha parte física e voltar ao ritmo de jogo, então eu posso dizer que fiz o melhor possível pra entrar na minha melhor forma para esse Pan-Americano”, relata.

NOVOS DESAFIOS

Além do ouro por equipes, a jovem atleta disputará as categorias de duplas mistas, duplas femininas e individual no Pan-Americano sub-19. Ela está com esperança de conquistar mais medalhas e uma vaga para o Mundial na categoria individual.

Após o Pan-Americano, Victoria seguirá para a França, onde se prepara para o Pan-Americano adulto, que será em El Salvador e para o Mundial na Suécia. “Lá eu vou fazer a preparação, tanto para o Pan-americano adulto, quanto para o mundial. Eu fico lá em Montpellier, que é um clube que me acolheu na França, e tem um nível bem alto de treino”, finaliza.

Sair da versão mobile