Esporte
Victória Strassburguer comemora título no tênis de mesa
CAMPEÃ BRASILEIRA
Moradora de Ivoti venceu o TMB Platinum em Maringá, no Paraná
Ivoti
GUILHERME SPERAFICO
Ivoti – Aos 16 anos, a ivotiense Victória Strassburguer acumula títulos e participações nas mais importantes competições nacionais e internacionais no tênis de mesa. Na última semana, ela participou do Campeonato TMB Platinum, disputado em Maringá, no Paraná, e conquistou três pódios e sagrou-se campeã brasileira.
Na quarta-feira, primeiro dia de competição, Victória conquistou a prata na categoria sub-21. Quinta-feira foi dia do Sub-19, que é a categoria dela (que tem 16 anos) e conquistou o ouro. No final de semana foi a vez de disputar a Absoluto A, que é a categoria mais alta da modalidade.
No sábado, a atleta foi surpreendida e perdeu uma das partidas na fase de grupos, mas conseguiu passar para a fase 16 como segunda colocada. No domingo pela manhã começou o mata-mata e venceu a partida, passando para as oitavas de final. “Eu fui no pensamento do jogo a jogo, sem me preocupar muito com o que viria pela frente”, relata.
Nas quartas de final, a adversária foi a mesma atleta que venceu Victoria na final do Sub-21, mas dessa vez a ivotiense levou a melhor. “Consegui ir pra semifinal e já fiquei mega feliz, pois já tinha mais um pódio garantido”.
Com a vitória na semi a adversária na decisão seria a mesatenista Giulia Takahashi, irmã da Bruna, que está no top 20 mundial da modalidade. “Ela é uma ótima jogadora, tem ganhado vários torneios nacionais e internacionais, então não senti pressão em cima de mim, joguei leve, sabendo que seria pedreira”, relembra.
VIRADA INCRÍVEL
Apesar da já importante conquista do pódio, Victória podia mais e demonstrou isso na grande final. Para chegar ao título, ela precisou se superar e buscar um resultado que parecia perdido. “Perdi o primeiro e o segundo set. Até aí tudo dentro do esperado. No terceiro eu estava perdendo de 7 a 4, e não sei o que aconteceu, mas as bolas começaram a entrar, encaixar, e virei o placar”, comenta.
“Ganhei o terceiro set, ganhei o quarto, e aí estava tudo igual, 2 sets a 2, e tudo seria decidido no tie-break. Foi uma vitória incrível, de virada, muita gente no ginásio torcendo por mim, muita emoção”, comemora Victória.
Agradecimentos
Para chegar a um título importante, muitos são os que acompanharam e auxiliaram Victória. Por isso, ela faz questão de lembrar de cada um, mas dedicou um agradecimento especial ao técnico Jorge Franck. “Ele foi essencial nessa conquista. Me apoiou, deu instruções, pediu tempo no momento certo. Foi incrível, uma sintonia”.
Próximos desafios
Apesar de ainda comemorar a conquista, a atleta já começa a projetar os próximos desafios. “Agora é colocar o pé no chão, continuar treinando e sabendo que sempre há desafios. Em agosto teremos uma etapa do Challenge Plus, em Porto Alegre, e no final de setembro já tem outro TMB Platinum programado, desta vez em Uberlândia. Bora correr atrás dos sonhos”, finaliza.