Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Anvisa aprova regras para pedidos emergenciais de vacinas contra a Covid-19

10/12/2020 - 13h26min

Brasília – Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira, 10, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu conceder autorizações temporárias de uso emergencial a potenciais vacinas contra a Covid-19. Porém, o órgão reforçou que nenhum pedido do tipo ainda foi feito, por isso, também estabeleceu regras para estas solicitações.

A decisão foi unânime entre os diretores. Há alguns dias, a Anvisa já havia definido os requisitos para que as vacinas sejam registradas, também em caráter emergencial. Na avaliação do órgão, a autorização emergencial permite que as empresas entreguem dados à Anvisa para que eles sejam analisados, mesmo sem todos os testes de eficácia terem sido concluídos.

Estão nesta fase, a terceira, quatro vacinas em teste no Brasil: a de Oxford, a da Pfizer (que já está sendo aplicada no Reino Unido), a da Johnson & Johnson e da Sinovac (CoronaVac). Duas formas podem fazer com que uma vacina seja utilizada no Brasil: a primeira é aguardar o registro tradicional ou emergencial da Anvisa, e a outra é pela chamada “Lei Covid”: se algum órgão equivalente à Anvisa no exterior já autorizar o uso em seu país (como, por exemplo, os Estados Unidos), o imunizante também pode ser aprovado no Brasil automaticamente.

Fonte: G1

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.