Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Anvisa aprova uso emergencial de segundo lote da CoronaVac

22/01/2021 - 17h16min

Nova Petrópolis recebeu 500 doses da vacina (Créd.: Francis Limberger/PMNP)

Brasília – A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira, 22, a autorização emergencial em caráter experimental do segundo lote da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan.

A diferença da análise do segundo lote para o primeiro está no fato de que o envase e os processos de rotulagem e embalagem ocorrem no Butantan. Essas 4,8 milhões de doses são produzidas na China pela farmacêutica Sinovac, que envia para esses procedimentos na sede do centro de pesquisa paulista.

Como a Anvisa já havia aprovado no último domingo, 17, o primeiro lote importado da China, a avaliação da diretoria colegiada se deteve sobre as ações realizadas pelo Butantan. A relatora, Meiruze Freitas, endossou os pareceres da área técnica e apresentou seu voto a favor da autorização, colocando alguns condicionantes sobre o acompanhamento de aplicação do imunizante para obter mais informações sobre sua estabilidade.

A área técnica entendeu que é necessário que o Instituto Butantan mantenha o monitoramento e o envio de dados à Anvisa, especialmente caso ocorra algum problema. Mas considerou que o benefício é mais efetivo do que essas incertezas e apontou que diante da velocidade da vacinação dificilmente as doses do lote analisado passariam da validade, estimada em 12 meses. Também votaram a favor os diretores Rômison Mota, Alex Campos, Cristiane Gomes e o presidente da agência, Antônio Barra Torres.

Fonte: Agência Brasil

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.