Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Asilo é fechado após a morte de três idosos

22/09/2020 - 10h28min

Além dos óbitos, casa de idosos não cumpriu com regramentos sanitários

O asilo Lar da Fraternidade, localizado no bairro Niterói em Canoas, foi fechado pela Prefeitura após o falecimento de três idosos que residiam na instituição. De acordo com o Executivo, a Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) agia de forma negligente com irregularidades nas condições sanitárias, descumprimento às normas municipais, higienização precária e prontuários desabastecidos.

Os três idosos vieram a óbito em decorrência da Covid-19 na última semana, e a administração não informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo a SMS, desde que a pandemia começou, foi adotado um Plano de Contingência para asilos. Dentre suas determinações, está a obrigatoriedade da comunicação dos casos positivos e óbitos por Covid-19 à Vigilância Epidemiológica para o monitoramento da Atenção Básica e Vigilância Sanitária, o que não foi realizado pelo Lar da Fraternidade.

O Lar da Fraternidade já havia sido comunicado para a adequação e o cumprimento à obrigatoriedade de notificação em casos de suspeitos, confirmados ou óbitos de idosos por coronavírus.

Nesta semana, a Vigilância, identificou três óbitos nessa instituição, cruzando os dados das vítimas registrados nos hospitais de Canoas e conversando com os familiares. Já nesta sexta-feira (18), a equipe retornou à ILPI e verificou que as adaptações não foram realizadas, obrigando a Vigilância a fechar o estabelecimento.

Todos os idosos que lá residiam, foram direcionados às famílias após serem examinados por profissionais da Clínica de Saúde do Idoso e testados para o novo coronavírus. Nenhum resultado positivo foi registrado.

Todas as informações foram relatadas ao Ministério Público, que receberá nos próximos dias o relatório completo para as devidas providências aos responsáveis técnicos da instituição.

Créd. Agência GBC

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.