Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Astronautas da NASA dão dicas de comportamento durante confinamento em quarentena

24/03/2020 - 21h33min

Mundo – A recomendação de ficar em casa é global. Diversos países, em busca de conter a contaminação do coronavírus, declaram quarentena e regras para que as pessoas não circulem pelas ruas e assim fiquem em suas residências. Com isso, a Agência Espacial Americana, a NASA, publicou dicas dadas por seus astronautas de como enfrentar o longo período fechado no “conforto” do lar.

A publicação destaca: “uma coisa em que os astronautas devem ser bons é viver em espaços confinados por longos períodos de tempo. Então aqui vão algumas dicas para todos que se encontram em um cenário semelhante.” De acordo com a NASA, seus profissionais examinaram comportamentos humanos e criaram uma cultura saudável para viver e trabalhar remotamente em pequenos grupos. Assim, cinco habilidades gerais foram definidas e determinadas posturas para cada uma delas, chamando de “Expeditionary Behavior” (EB). A seguir, veja as cinco dicas e veja se você tem um bom EB.

Habilidade 1, Comunicação

Definição: Comunicação significa conversar para que você seja entendido claramente. Ouvir e questionar para entender. Ouça ativamente, capte dicas não-verbais. Identifique, discuta e trabalhe para resolver conflitos.

Para praticar uma boa “Comunicação EB”, compartilhe informações e sentimentos livremente. Fale sobre suas intenções antes de agir. Use termos adequados. Discuta quando suas ações ou de outras pessoas não foram como o esperado. Tire um tempo para pensar após sucesso ou conflito. Ouça, depois redefina as mensagens para garantir que elas sejam entendidas. Admita quando estiver errado.

Habilidade 2, Liderança / Seguidores

Definição: quão bem uma equipe se adapta às situações alteradas. Um líder aprimora a capacidade do grupo de executar seu objetivo por meio de influência positiva. Um seguidor (também conhecido como líder subordinado) contribui ativamente para a direção do líder. Estabeleça um ambiente de confiança.

Para praticar um bom EB de “Liderança / Seguidores”, aceite a responsabilidade. Ajuste seu estilo ao seu ambiente. Atribua tarefas e defina metas. Dê orientação, informação, feedback, treinamento e incentivo. Garanta que seus colegas de equipe tenham recursos. Fale quando algo não estiver certo. Pergunte. Ofereça soluções, não apenas problemas.

Habilidade 3, Autocuidado

Definição: Autocuidado significa acompanhar como você está saudável nos níveis psicológico e físico. Inclui higiene, gerenciamento de seu tempo e suas coisas, dormir e manter seu humor. Através do autocuidado, você demonstra sua capacidade de ser proativo para se manter saudável.

Para praticar o bom EB de “Autocuidado”, avalie realisticamente seus próprios pontos fortes e fracos e a influência deles no grupo. Aprender com os erros. Identifique tendências pessoais e sua influência no seu sucesso ou fracasso. Seja aberto sobre suas fraquezas e sentimentos. Tome medidas para minimizar seu próprio estresse ou negatividade (e não passe para o grupo). Seja social. Procure feedback. Equilibre trabalho, descanso e tempo pessoal. Seja organizado.

Habilidade 4, Atendimento em equipe

Definição: Este item é a saúde do grupo nos níveis psicológico, físico e logístico. Reconheça que isso pode ser influenciado por estresse, fadiga, doença, suprimentos, recursos e carga de trabalho. Melhore o desempenho ideal da equipe, apesar dos desafios.

Para praticar o bom EB de “Atendimento em equipe” , demonstre paciência e respeito. Incentive os outros. Monitore sua equipe quanto a sinais de estresse ou fadiga. Incentivar a participação nas atividades da equipe. Desenvolver relacionamentos positivos. Voluntário para as tarefas desagradáveis. Ofereça e aceite ajuda. Compartilhe crédito e assuma a culpa.

Habilidade 5, Vida em grupo

Definição: Habilidades de vida em grupo são como as pessoas cooperam e se tornam uma equipe para atingir uma meta. Identifique e gerencie diferentes opiniões, culturas, percepções, habilidades e personalidades. Demonstre resiliência diante da dificuldade.

Para praticar o bom EB de “Vida em grupo”, coopere em vez de competir. Cultive ativamente a cultura de grupo (use a cultura de cada indivíduo para construir o todo). Respeite as funções, responsabilidades e carga de trabalho. Assuma a responsabilidade; louvar livremente. Em seguida, trabalhe para garantir uma atitude positiva da equipe. Mantenha a calma em conflito.

Você pode ter sucesso no confinamento, se for intencional sobre suas ações e deliberar sobre o cuidado de sua equipe. Quando trabalharmos juntos, continuaremos sendo fortes.

 

Informações: NASA

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.