Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Atenção eleitores: recadastramento biométrico é só até esta quarta (11)

10/03/2020 - 10h10min

Cerca de 228 mil eleitores gaúchos ainda precisam passar pela biometria (Créd. Agência Brasil)

Com prazo final na quarta-feira (11), 228 mil eleitores gaúchos, de 22 municípios, ainda não realizaram o recadastramento biométrico e correm o risco de não votar nas eleições deste ano. Os dados foram atualizados, nesta segunda-feira (9), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) gaúcho.

A corrida de eleitores para regularizar a situação gera filas em cartórios eleitorais na maioria desses municípios. Conforme o TRE, o tempo na fila é variável, mas o eleitor deve se preparar para, ao menos, uma hora de espera. Em Esteio, Torres, Rosário do Sul, Itaqui e Camaquã, aproximadamente um em cada quatro eleitores ainda não cumpriu essa obrigação e pode ficar fora das eleições deste ano. Em Esteio faltam comparecer 25,74% dos eleitores.

Os últimos dias foram de longas filas no cartório eleitoral do município. Na tarde desta segunda-feira (9), os eleitores aguardavam cerca de 40 minutos para realizar o cadastramento. O acesso ao cartório era feito em grupos de seis a oito pessoas. Na ponta oposta, entre os 22 municípios, o melhor índice de recadastramento biométrico está em Santiago, onde faltam comparecer 13,23% dos eleitores.

O maior colégio eleitoral de recadastramento é Santa Cruz do Sul, onde 19.968 eleitores ainda serão esperados. Um em cada cinco eleitores da cidade pode ter o título cancelado. Conforme o TRE-RS, 454 dos 497 municípios gaúchos já concluíram o procedimento. Além dessas 22 cidades que precisam completar a biometria ainda em março, restarão 21 municípios em que o recadastramento poderá ser feito até 2022. Porto Alegre está nesta lista.

Com dúvidas sobre o tema, centenas correram à Central de Atendimento ao Eleitor, para fazer o recadastramento biométrico, ainda que não haja urgência na Capital. Segundo o TRE-RS, para o cadastramento é necessário levar documento de identificação e comprovante de residência. Há a opção de agendar previamente o atendimento para evitar filas.

Além de ter o título cancelado, o eleitor que não se regularizar também não poderá inscrever-se em concursos públicos, inscrever-se em universidades federais, obter empréstimos em bancos estatais e tirar passaporte. Confira onde encontrar o seu cartório eleitoral. Os eleitores também podem tirar dúvidas a respeito da sua situação eleitoral pelo telefone 148.

Créd. GauchaZH

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.