Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Biblioteca de Ivoti sobrevive à era digital

04/09/2020 - 17h13min

Ivoti – Em tempos de internet, por conta da facilidade, ler virtualmente tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre pessoas de todas as idades. Apesar dos inúmeros estímulos oferecidos para este tipo de leitura, os livros físicos seguem sendo a preferência de muitos leitores.

Na Biblioteca Pública de Ivoti, diariamente passam cerca de 20 pessoas a procura da experiência que folhear uma obra proporciona. Maria do Carmo Neis, 43, é bibliotecária concursada do local há três anos, mas sua história com a biblioteca pública da cidade vem desde 1999.

Durante este período de pandemia de Covid-19, o estabelecimento foi fechado algumas vezes, mas agora encontra-se aberto para a retirada e devolução de livros. No entanto, por conta das precauções necessárias, ainda não é possível utilizar o espaço da biblioteca para realizar leituras. Mesmo assim, Maria comenta que o movimento tem tido um aumento significativo.

“As pessoas nos procuravam um pouco bravas porque estávamos fechados. Mas desde que reabrimos, vieram pessoas que nem sabiam que a biblioteca existia. Muito porque as escolas e universidades continuavam fechadas e os estudantes precisavam de um local em que pudessem encontrar livros”.

O público, conforme afirma a bibliotecária, é diversificado: passam por lá desde crianças – que vão acompanhados dos pais – até pessoas de mais idade, e, em sua maioria, mulheres. O gênero com mais saída segue sendo o literário, com destaque aos romances. Mas, por lá, nenhuma obra fica abandonada. Maria conta que os frequentadores costumam variar suas leituras e que o único acervo que teve grande diminuição com o surgimento da internet, foi o de livros para estudo.

Atualmente, cerca de 30 usuários da biblioteca são “fixos”. “Sabemos que a cada duas semanas eles estarão aqui escolhendo um novo livro para levar para casa. É legal, porque estas pessoas indicam a biblioteca para outros e muitas vezes os trazem até aqui”.

Maria conta que apesar dos poucos recursos financeiros dedicados ao local, há sempre uma preocupação em oferecer ao público os livros que estão em alta. Por isso, para ficar atento em que os leitores estão interessados, na entrada da biblioteca há uma caixa de sugestões. Para adquiri-los, a biblioteca usa o dinheiro que recebe das multas por atraso na entrega do livro e também através de doações.

Adaptações

Justamente devido ao grande número de material de leitura oferecido nas redes, foi necessário que a biblioteca aderisse a algumas plataformas para acompanhar os interesses dos usuários. Em um primeiro momento, houve uma informatização dos sistemas por ela usado. Além disso, a biblioteca passou a investir um tempo nas redes sociais, como forma de atrair atenção dos moradores

Apesar de admitir que os tempos já não são mais os mesmos para as bibliotecas, Maria olha para elas com muito otimismo: “Mesmo tendo diminuído significativamente a quantidade de usuários, acredito que este ainda é, sim, um serviço que podemos oferecer para a comunidade. A biblioteca oferece este espaço lúdico, interessante. E depois que a pessoa adquire o hábito de ler o livro físico, ela pega muito gosto”.

Como retirar livros

  • Local: Rua José de Alencar, 780 – Centro, Ivoti
  • Horário: Segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h
  • Requisitos: Ser morador de Ivoti, Lindolfo Collor e Presidente Lucena
  • Para realizar o cadastro: comprovante de residência e documento com foto.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.