Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Bolsonaro discursa na abertura da Assembleia Geral da ONU nesta terça

21/09/2021 - 10h09min

Em 2020, Bolsonaro gravou discurso em vídeo para a assembleia (Créditos: Marcos Corrêa/PR)

Nova York – O presidente Jair Bolsonaro faz, nesta terça-feira, o discurso de abertura da sessão de debates da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. Em sua fala, ele aborda os temas do combate à pandemia de Covid-19 e meio ambiente. Um dos assuntos que devem ser abordados por ele é o marco temporal para as terras indígenas, tema considerado polêmico.

Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura do evento, seguido do presidente dos Estados Unidos. A tradição vem desde os primórdios das Nações Unidas, quando o diplomata Oswaldo Aranha, então chefe da delegação brasileira, presidiu a Assembleia Geral, em 1947.

Para esta terça-feira, estão previstas mais de 100 intervenções dos chefes de Estado e de governo. O evento começou no último dia 14 e, desde então, estão acontecendo reuniões, conferências e encontros paralelos. O tema desde ano é “Construindo resiliência por meio da esperança – para se recuperar da covid-19, reconstruir de forma sustentável, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas”.

Bolsonaro e a comitiva presidencial viajaram para os Estados Unidos no domingo. Na segunda-feira, ele se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e, à noite, participou de uma recepção oferecida pela representação permanente do Brasil junto às Nações Unidas, porém, não falou com a imprensa. Antes do discurso desta terça-feira, Bolsonaro teve encontro com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, e com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. A previsão é que o presidente embarque ainda hoje de volta ao Brasil.

O presidente brasileiro, que não está vacinado, pôde viajar em razão de uma mudança nas regras da ONU que permite a entrada de diplomatas e autoridades, mesmo sem receber algum imunizante. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, colocou um ônibus da vacina em frente a sede da entidade, e criticou a atitude de Bolsonaro de preferir não se imunizar, ao contrários da maioria dos demais participantes da cúpula.

Com informações da Agência Brasil

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.