Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Brasil aplicou 26 mil vacinas vencidas contra a Covid-19, diz jornal

02/07/2021 - 16h30min

Região – Uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo publicada nesta sexta-feira, mostra que milhares de brasileiros, inclusive gaúchos, podem ter tomado a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca fora da validade. A publicação destaca que pelo menos 26 mil doses foram administradas em diversos postos de saúde do país. Esta medida compromete a imunização contra a Covid-19.

Os dados, segundo o jornal, correspondem à aplicação até o último dia 19 de junho, e as doses vencidas foram inoculadas em 1.532 municípios brasileiros. O jornal também disponibilizou a listagem de locais onde teriam sido aplicadas estas vacinas com prazo de validade expirado.

Segundo a Folha, não há municípios da Encosta da Serra nesta listagem, ou seja, pelo menos até o dia 19 de junho, nenhuma pessoa vacinada nos 11 municípios da área de cobertura do Diário tomou a primeira dose vencida. No total, são oito lotes com data expirada, desde 29 de março até 4 de junho.

De qualquer forma, ainda conforme o jornal, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 afirma que quem recebeu a vacina vencida precisa se imunizar novamente com a primeira dose pelo menos 28 dias depois da dose administrada de forma equivocada.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.