Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Butantan garante que vacina chinesa contra o coronavírus é a que tem menos efeitos adversos

20/10/2020 - 07h50min

Brasil – O Instituto Butantan divulgou na tarde da segunda-feira, 19, durante coletiva de imprensa realizada pelo governo do Estado de São Paulo, que apenas 35% dos voluntários dos testes da vacina chinesa contra o coronavírus tiveram reações adversas após a aplicação, e foram efeitos leves, como dor no local da aplicação ou de cabeça. Não houve qualquer registro de efeito colateral grave durante a testagem.

— Os primeiros resultados dos estudos clínicos realizados no Brasil comprovam que, entre todas as vacinas testadas no país, a CoronaVac é a mais segura, a que apresenta os melhores e mais promissores índices no Brasil. É, de fato, a vacina mais avançada neste momento. A vacina do Butantan foi a que apresentou menor índice de efeitos adversos e melhores resultados até o presente momento — declarou o governador paulista, João Doria.

Na coletiva, o governador falou um pouco mais sobre a vacina que tem estudo conduzido pelo Instituto Butantan, em parceria com a chinesa Sinovac. Segundo ele, não há previsão de prioridade de distribuição das doses para o seu Estado, mas, sim, uma cooperação para que todas as unidades da federação recebam o imunizante assim que ele for registrado.

— Na quarta-feira, 21, estarei reunido com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e tudo nos leva a crer que teremos entendimento e harmonia. Será um plano nacional, não uma ação isolada. A vacina do Butantan é a vacina do Brasil. Desejamos que ela seja ampliada para toda a população e não apenas para o Estado de São Paulo. Torcemos para tenhamos mais vacinas — disse. Sobre uma possível aplicação das doses nas populações de risco antes da conclusão do estudo, Doria disse que prefere se manifestar após a reunião com o Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), prevista para acontecer na próxima quarta, em Brasília: — Assim, teremos uma posição final, definitiva, correta e compartilhada com o ministro e a Anvisa.

Primeiros vacinados

Após aprovação da Anvisa, a vacina deve ser distribuída, prioritariamente, para pessoas mais vulneráveis, explicou Dimas Covas, diretor do Butantan. Profissionais da saúde, idosos, pessoas com comorbidades e profissionais da educação e da segurança são, nessa ordem, os mais cotados para receber os primeiros imunizantes. — Há uma definição da Organização Mundial da Saúde de quais seriam os grupos prioritários. Em um primeiro momento, no meio da pandemia, a ideia é proteger os que têm risco maior. Então, essa estratificação de risco é que define a prioridade — falou, elencando os grupos.

Covas acrescentou que não será preciso vacinar toda a população brasileira.

— A vacinação deve ser priorizada para esses grupos e, posteriormente, os grupos de risco adicionais poderão ser vacinados. Não precisaremos vacinar os 200 milhões, pois essa pandemia, na medida que a chamada imunidade de rebanho progride, vai naturalmente sendo controlada — justificou. Pessoas que já contraíram a covid-19 também não estariam no rol de grupos de pessoas a serem imunizadas. A vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac se mostrou segura também em testes com 9 mil voluntários brasileiros, reafirmando os resultados de pesquisa anterior, com 50 mil chineses. Os dados de eficácia, porém, devem ser divulgados somente entre novembro e dezembro, o que deve atrasar a previsão de Doria de iniciar a imunização contra o coronavírus ainda neste ano.

De acordo com Dimas Covas, os testes não foram finalizados e a análise de eficácia ainda não pode ser feita. O pesquisador afirmou que foi concluída nesta semana só a primeira etapa do estudo. Mesmo nesse grupo, nem todos tomaram as duas doses ainda, o que deve ocorrer até o fim do mês. A pesquisa engloba, ao todo, 13 mil voluntários, incluindo profissionais da saúde selecionados pelo Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS).

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.