Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Canoas libera volta às aulas para creches particulares

23/09/2020 - 11h46min

Na região, no entanto, ainda não há previsão para retorno

Há duas semanas dentro da bandeira laranja pelo Modelo de Distanciamento Controlado, Canoas anunciou hoje que vai permitir o retorno às aulas presenciais para a Educação Infantil na rede particular. A decisão é baseada no calendário escolar divulgado pelo Governo do Estado, que previa o retorno para os primeiros anos no dia 8 de setembro.

A decisão teve reflexos na Encosta da Serra e Vale do Sinos. Na oportunidade da divulgação, a Amvars –  através da presidente da entidade, Tânia Terezinha da Silva – já havia anunciado que o retorno estaria descartado para setembro, ficando a decisão postergada para outubro.

Já em Canoas, uma das primeiras cidades do Estado a optar pelo retorno, as atividades nas creches privadas já podem retornar no dia 1° de outubro. Para tal, as entidades de ensino têm de se enquadrar em uma série de regramentos sanitários frente à pandemia, como testagem em crianças e funcionários no primeiro e no 15º dia de aulas.

As escolas também devem apresentar um plano de contingência, que será avaliado e aprovado por um comitê multiprofissional da Prefeitura antes da reabertura, assim como deverão cumprir a taxa de ocupação máxima de 25% por turma; checar a temperatura das crianças e funcionários ao chegarem no ambiente escolar; realizar a higienização das mãos antes de entrar; e crianças a partir de quatro anos e adultos devem usar máscaras ou protetor facial.

Demais medidas de segurança

O protocolo de segurança também prevê a limpeza e higienização dos espaços, disponibilização de álcool em gel 70% nos ambientes, escalonamento dos horários de chegada, saída e intervalo dos estudantes entre as turmas, marcações no chão indicando distância de 1,5 metro, aumentar o espaço entre as mesas e cadeiras, reorganizando o espaço a fim de manter a distância de pelo menos um metro e meio.

Para menores de quatro anos, o distanciamento deve ser sempre de dois metros; entre outras medidas. Mesmo optando pela reabertura, as escolas devem continuar disponibilizando conteúdos online para as crianças cujos pais optarem por não encaminhar o filho às aulas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.