Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Casal de jornalistas faz vaquinha para custear tratamento de R$ 100 mil para a filha

27/11/2020 - 15h49min

Atualizada em 27/11/2020 - 16h30min

Rio Grande – O casal de jornalistas Léo Oliveira e Fê Patzdorf está passando por um processo muito difícil , antes mesmo do nascimento de sua filha que se chamará Cecília. Ela foi diagnosticada com uma malformação chamada de hérnia diafragmática congênita, que causa o deslocamento de alguns órgãos para o tórax, dificultando o desenvolvimento dos pulmões. Para que os pulmões se desenvolvam melhor, ela  precisará colocar um balão traquial. Esse  procedimento só é feito na cidade de São Paulo e o convênio médico não cobre as despesas, por ser fora do Estado.

Após o nascimento, Cecília ainda precisará passar por uma cirurgia de correção, colocando as vísceras abdominais novamente no abdômen e fechando o defeito do diafragma.

A vaquinha tem por objetivo arrecadar R$ 100mil, valor estimado para o custo das despesas médicas em São Paulo.

Faça sua doação: Vakinha vence Cecilia

 

Entenda o que é hérnia diafragmática congênita

O diafragma é um musculo que separa o tórax (coração e pulmões) do abdômen (estômago, fígado, intestino e outras vísceras). Além de separar as duas cavidades, o diafragma é também o músculo mais importante envolvido nos movimentos respiratórios. Uma hérnia diafragmática é uma malformação do músculo (um pequeno defeito ou “buraco”), permitindo que o conteúdo da cavidade abdominal passe para o tórax.

Quais são os riscos envolvidos?

Durante a gestação, o feto não precisa dos pulmões para respirar e por isso a hérnia diafragmática não tem muitas manifestações durante a vida intrauterina. Imediatamente após o nascimento, o recém-nascido precisa usar os pulmões para obter oxigênio e se eles estiverem muito pequenos (hipoplásicos) isto poderá causar uma condição chamada de insuficiência respiratória. Os vasos sanguíneos dos pulmões também serão muito pequenos, e haverá dificuldade de circulação neles, causando um outro problema chamado de hipertensão pulmonar.

Recém-nascidos com hérnia diafragmática requerem cuidados especializados e suporte de neonatologistas. Assim que o problema respiratório estiver estabilizado, um cirurgião pediátrico irá realizar uma cirurgia para corrigir a hérnia diafragmática, colocando as vísceras abdominais novamente no abdômen e fechando o defeito do diafragma.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.