Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Cenário é incerto para a economia gaúcha nos próximos meses, aponta estudo do governo estadual

22/04/2021 - 16h21min

Porto Alegre – O cenário para a economia do Rio Grande do Sul é de incertezas para os próximos meses, de acordo com o Boletim de Conjuntura, divulgado nesta quinta-feira, 22, pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), do governo do estado. A retomada da produção agrícola é destacada, mas a evolução da pandemia a curto prazo é fator que requer atenção, de acordo com o documento.

Na edição anterior, havia a previsão climática de risco de nova estiagem, mas as chuvas de janeiro e fevereiro eliminaram esta expectativa. Os economistas responsáveis pelo estudo afirmam que a Covid-19 vai ditar o ritmo de retomada das atividades econômicas no estado. Embora a vacinação tenha sido iniciada, ainda está lenta, o que pode prejudicar um cenário econômico mais favorável. O Comércio e Serviços como um todo estão com fraco desempenho, pelo fim do auxílio emergencial.

A recuperação da economia brasileira está revisada para baixo, depois do avanço de novas cepas do coronavírus. No Brasil, em janeiro, a economia estava prevista para crescer 3,4% em 2021 e 2,5% em 2022, mas em abril, caiu para 3,17% em 2021 e 2,33% em 2022, conforme o Banco Central. Enquanto a indústria deve seguir crescendo, mas em nível menor do que no ano passado, o Comércio e Serviços devem ter certo fôlego com a retomada do pagamento do benefício, contudo, com valor mais baixo do que o era até o ano passado.

Leia o boletim completo clicando aqui.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.