Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Contas de luz estão mais caras a partir desta terça-feira

01/12/2020 - 10h09min

Brasília – As contas de energia elétrica já estão mais caras, a partir desta terça-feira, 1º. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu pelo retorno do sistema de bandeiras tarifárias, que havia sido suspenso em maio. Com isso, a bandeira imediatamente acionada é a vermelha, no patamar 2, o que significa uma cobrança de R$ 6,243 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Na época da suspensão, a Aneel havia determinado bandeira verde, ou seja, sem acréscimo na tarifa, para todo o país até 31 de dezembro, em função da pandemia. Porém a queda no nível de armazenamento nos reservatórios fez com que a agência antecipasse as novas classificações.

A Aneel afirma que o sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no País. Quando os níveis estão bons, a bandeira é mais branda, porém há acréscimos na tarifa à medida que os reservatórios alcancem níveis insatisfatórios ou desfavoráveis.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.