Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Coronavírus: Argentina suspende voos vindos da Europa, Estados Unidos e outros países

13/03/2020 - 08h17min

Medidas podem ser ampliadas para mais países, dependendo da situação (Créditos: Agência Brasil)

Buenos Aires – Após os Estados Unidos, a Argentina também anunciou a suspensão dos voos internacionais vindos de outros países, por conta do coronavírus. O presidente Alberto Fernández, da nação vizinha do Brasil, suspendeu por decreto os voos provenientes da Europa, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, China e Irã, em um período de 30 dias. A medida de emergência sanitária foi também ampliada por um ano.

Conforme o texto do decreto, a suspensão pode ser ampliada para mais países, dependendo da evolução da situação. Outro ponto do decreto é que as companhias aéreas, com exceção da estatal Aerolíneas Argentinas, só poderão repatriar residentes na Argentina até segunda-feira, 16.

O documento ainda estabelece “isolamento obrigatório por 14 dias” em quatro casos:

  • diagnóstico confirmado de covid-19;
  • “casos suspeitos”, ou seja, pessoas com sintomas e que, além disto, tenham estado nos últimos dias em zonas afetadas ou em contato com casos confirmados ou prováveis;
  • pessoas em contato estreito com casos confirmados ou suspeitos;
  • pessoas que entraram na Argentina nos últimos 14 dias vindas das regiões mais afetadas – Europa, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, China e Irã.

 

Quem descumprir as normas sofrerá “responsabilidades penais”, segundo Fernández. O Código Penal argentino prevê pena de prisão de seis meses a dois anos a quem violar medidas adotadas para impedir uma epidemia. A Argentina tem 31 casos, sendo dez deles anunciados ontem e três com transmissão local, além de uma morte.

Fonte: Agência Brasil

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.