Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

DetranRS alerta para aumento de golpes do falso leilão virtual

09/09/2020 - 16h54min

Criminosos utilizam até a marca do DetranRS para iludir eventuais compradores (Créditos: Divulgação/DetranRS)

Porto Alegre – O DetranRS alerta para o aumento de vítimas de criminosos que realizam falsos “leilões virtuais”, praticando crime de estelionato pela Internet. Pessoas estariam sendo atraídas por ofertas de veículos, com preços bem abaixo do mercado, e que expiram rapidamente.

Embora aparentem, à primeira vista, serem anúncios fidedignos, inclusive contando com o logotipo do Detran, os sites em questão são falsos e estão hospedados fora do país, ou seja, são difíceis de ser retirados do ar. Cidadãos que pagam os supostos boletos emitidos acabam encaminhando dinheiro para os estelionatários, nunca recebendo o bem supostamente comprado.

Os criminosos chegaram a forjar um falso “Termo de Arrematação”, bastante elaborado e que traz até a marca do DetranRS acrescida da palavra “leilões” em seu cabeçalho, para tentar dar mais credibilidade ao golpe.

Costumam informar o endereço de um Centro de Remoção e Depósito credenciado ao DetranRS, localizado na Rua do Bosque, 200, em Porto Alegre, mas o CRD não tem nenhuma relação com os estelionatários. Vítimas do golpe devem registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, presencialmente em uma delegacia ou por meio da Delegacia Online, neste endereço.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.