Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Elton Weber vota contra projeto de aumento de impostos

23/12/2020 - 17h05min

Elton Weber no plenário (Créd.: Joel Vargas)

Estado – O deputado estadual Elton Weber (PSB), de Nova Petrópolis, votou na terça-feira, 22, contra o Projeto de Lei 246/2020, do Executivo, que previa a prorrogação da majoração das alíquotas de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) no Rio Grande do Sul.

Segundo ele, em 2018, foi aprovado pela Assembleia Legislativa a prorrogação temporária por dois anos, com término no dia 31. “Em 2015, quando aprovamos o aumento do ICMS, assinei a emenda que limitava as novas alíquotas por apenas três anos. Em 2018, votei contra a prorrogação em vigor, então, mantenho a coerência”, disse.

O deputado também votou contra a emenda apresentada pela bancada do PT que prorroga por mais um ano as atuais alíquotas majoradas de 30% sobre energia, telecomunicações e combustíveis e geral de 17,5% em 2021 e 17% em 2022. Weber defende a adoção de outras medidas para recuperação financeira do Estado, como a cobrança de sonegadores e a redistribuição da receita estadual entre Poderes e autarquias.

Ele também apontou o ingresso de novas receitas no caixa estadual, como a reposição de perdas da Lei Kandir. “Somos conhecedores das dificuldades, a Assembleia tem sido solidária, mas a solução não pode ser apenas aumentar imposto para os cidadãos”, finalizou.

O Projeto acabou sendo aprovado com 28 votos favoráveis e 25 contrários, depois de vários adiamentos de sessões e muitas negociações entre a base aliada e a oposição.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.