Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Em pronunciamento, Bolsonaro recua e desaconselha manifestações pró-governo

12/03/2020 - 20h50min

Bolsonaro durante o pronunciamento na noite desta quinta-feira, 12 (Créditos: Reprodução/YouTube)

Brasília – Em pronunciamento em rádio e televisão na noite desta quinta-feira, 12, o presidente Jair Bolsonaro disse que as manifestações populares marcadas para o domingo, 15, serem “repensadas”, “diante os fatos recentes”. Segundo ele, “o governo está atento para manter a evolução do quadro sob controle”, diante da pandemia global do novo coronavírus.

“Jamais podemos colocar em risco a saúde da nossa gente”, disse Bolsonaro, dizendo ainda que “é provável que o número de infectados aumente nos próximos dias, sem, no entanto, ser motivo de qualquer pânico”. Os protestos são majoritariamente pró-Bolsonaro, e o presidente, que até há alguns dias defendia a pauta, inclusive convocando a população a comparecer a eles, afirmou reconhecer que eles “demonstram o amadurecimento de nossa democracia”.

Mais cedo, o presidente realizou uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, utilizando uma máscara, ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, tem 84 casos confirmados no Brasil, entre eles o secretário de Comunicação do governo federal, Fabio Wajngarten. Fabio esteve com a comitiva brasileira em viagem a Miami, no começo desta semana, e se reuniu com o presidente norte-americano, Donald Trump, e o próprio Bolsonaro.

O resultado dos exames do presidente brasileiro saem nesta sexta-feira, 13. Já Trump se disse tranquilo e afirmou que não irá realizar testes para eventual detecção da doença.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.