Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Em Santa Maria teve caminhada de familiares das vítimas do incêndio na Boate Kiss

28/11/2021 - 09h55min

(Crédito: Reprodução RBS/ Foto: Fabiana Lemos)

Tragédia completou oito anos e 10 meses no sábado, 27. Tribunal do júri inicia nesta quarta, dia 1º, em Porto Alegre.

 

Estado – Próximo ao início do julgamento dos quatro réus pelo incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, em 2013, familiares das vítimas caminharam pela cidade neste sábado, dia 27, com o objetivo de  relembrar a tragédia. São oito anos e 10 meses desde que 242 pessoas morreram e pelo menos 636 ficaram feridas após parte da casa noturna pegar fogo.

Pais e outros parentes se reuniram na Praça Saldanha Marinho, no centro, onde está a tenda dos familiares. O local foi instalado para que eles ofereçam consolo mútuo para conversar sobre uma dor que só eles conhecem.

Todo dia 27, a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) fazia uma programação com orações e pedidos de justiça, mas foi obrigada a suspender isso na pandemia. Agora, se reencontram pela última vez antes do julgamento.

A passeata foi curta, de cerca de três quadras até o local onde ficava a casa noturna. Familiares também espalharam cruzes ao lado da praça, no viaduto Evandro Behr.

Na parede, um vídeo em homenagem às vítimas foi projetado. Foi uma ação para relembrar das pessoas e, principalmente, pedir justiça, segundo os familiares.

Um banner com foto de cada um dos mortos no incêndio está instalado permanentemente no Centro, mas agora será retirado da tenda. Os familiares vão levar para Porto Alegre, no Foro Central, para o tribunal do júri. Enquanto isso, outro, todo branco, ficará no lugar para que qualquer um deixe uma mensagem de força.

A AVTSM ainda busca arrecadar recursos financeiros para que os familiares permaneçam em Porto Alegre para acompanhar o julgamento. De qualquer maneira, os pais iniciam a viagem na próxima terça-feira, dia 30, , véspera do início das sessões do júri.

 

Reprodução: G1/RBS

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.