Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Enem acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro

15/11/2021 - 11h43min

Atualizada em 15/11/2021 - 11h50min

Ambas as modalidades acontecem nas mesmas datas (Crédito: Tânia Rêgo/ Reprodução/ Agência Brasil)

País – As duas modalidades, a impressa e a digital, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 vão acontecer nos domingos 21 e 28 de novembro. As provas e os dias serão os mesmos, como itens e temas de redação.

O exame digital já havia acontecido neste ano, referente a 2020, porém na ocasião a aplicação das provas impressa e digital foi em dias diferentes e com temas diferentes. Na época, 70% dos inscritos não compareceram ao exame presencial. A intenção é que, gradualmente, o público migre para a edição digital, e que até 2026 o Enem seja exclusivamente neste formato.

Dia da prova

Os candidatos deverão também ir até um local para realizar o exame digital, da mesma forma como acontece o público inscrito na versão impressa. Também devem levar caneta esferográfica preta, de material transparente, para realizar a redação que é feita em papel. 

No segundo dia de prova, os candidatos vão receber folhas de rascunho para caso desejem utilizar nos cálculos de exatas e ciências da natureza. Como o sistema é digital, o preenchimento do cartão respostas fica para trás, sendo, portanto, realizado direto na tela. No Youtube, há um tutorial do Inep com dicas.

O que é o Enem
Realizado anualmente, o Enem é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Primeira edição digital aconteceu neste ano, referente a 2020 (Crédito: Marcelo Casal/ Reprodução/ Agência Brasil)

 

Fonte: Agência Brasil

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.