Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Estado receberá 36 pacientes com coronavírus vindos de Manaus

31/01/2021 - 18h01min

O Rio Grande do Sul já está atendendo 18 pacientes de Porto Velho que chegaram na semana passada (Crédito: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

RS/Brasil – Em razão do colapso na capacidade hospitalar de Manaus, capital do Amazonas, mais 36 pacientes com coronavírus da região serão transferidos ao Rio Grande do Sul nesta semana.

Na segunda-feira (1º), chegarão 18 pacientes. O horário e o local de desembarque ainda não foram confirmados. Todos ocuparão leitos clínicos — 10 serão levados ao Hospital Universitário de Canoas, e oito serão encaminhados ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. Caso algum paciente apresente quadro mais grave após a triagem, será encaminhado ao Hospital de Clínicas.

Outro voo com mais 18 pacientes chegará na terça-feira (2) e irá para Santa Maria, para os hospitais Universitário e Regional. A prefeitura de Santa Maria dará apoio à operação.

O governo do RS havia se disponibilizado a receber 50 pacientes clínicos covid de Porto Velho, capital de Rondônia. No entanto, diante de “diversas desistências dos próprios pacientes, há capacidade hospitalar suficiente para prestar auxílio aos manauaras”, informou o Executivo gaúcho.

Na primeira quinzena de janeiro, o governador Eduardo Leite colocou o Rio Grande do Sul à disposição para auxiliar o Amazonas. Na época, não havia recebido pedidos, que acabaram formalizados na semana passada.

— Estamos numa outra ponta do país, mas a solidariedade que o momento exige supera qualquer distância. O RS está a postos — afirmou Leite.

— Agradeço o apoio das prefeituras e equipes técnicas de Canoas, de Porto Alegre e de Santa Maria e da rede privada, que também deu todo o suporte. A ação coordenada dessas equipes permitiu que a chegada de pacientes de Rondônia transcorresse sem problemas. Esperamos que o mesmo ocorra na próxima semana — destacou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

O Rio Grande do Sul já está atendendo 18 pacientes de Porto Velho que chegaram na semana passada, em duas levas de nove pessoas, que foram distribuídas entre os hospitais de Clínicas, Nossa Senhora da Conceição e Vila Nova, na Capital. Todos ainda estão em Porto Alegre. Para que seja possível alocar os pacientes de Manaus, os hospitais estão reorganizando o atendimento aos 18 rondonienses.

Por medidas de biossegurança, os pacientes vindos de Porto Velho estão mantidos em isolamento, inclusive de outros pacientes covid que já estejam internados nos hospitais. Com os de Manaus, o processo será o mesmo: serão mantidos em isolamento de pacientes covid já internados e também dos que chegaram de Porto Velho.

O pedido de transferência de pacientes de Manaus, encaminhado pelo Ministério da Saúde, foi aceito pela secretaria da Saúde, com aval do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems).

A expectativa do governo federal é remover 1,5 mil pacientes com covid-19 de Manaus para outros estados, conforme anunciou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na última semana.

— Essa cepa que está sendo estudada aqui em Manaus, estamos observando que é uma cepa diferente. Essa cepa está sendo estudada em Oxford. Mandamos todo o material coletado para a Inglaterra para que a gente tenha uma posição exata sobre o grau de contaminação e agressividade dessa nova cepa — esclareceu Pazuello.

Fonte: GZH

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.