Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Fiação em postes de Hamburgo Velho deve ser reduzida em 30 dias

26/06/2021 - 10h59min

Município pretende diminuir poluição visual e promover pertencimento à comunidade (Crédito - Ana Baumkratz/Cultura)

Região – Durante reunião na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), na tarde de quinta-feira, dia 24, o secretário municipal de Cultura de Novo Hamburgo, Ralfe Cardoso, indicou prazo de 30 dias, para que uma mudança possa ser percebida no âmbito do Centro Histórico de Hamburgo de Velho. A proposta é retirar cabos e fios, que hoje se embolam nos postes, eliminando pelo menos os chamados inservíveis.

Cardoso recebeu representantes da RGE e de empresas de telefonia e comunicação, junto com a procuradora-geral do Município, Fernanda Luft, e da secretária interina municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Laís Corteletti, entre outros representantes da administração municipal, como Udo Sarlet, que atua na área de patrimônio cultural na Prefeitura. Também esteve presente o curador da Fundação Scheffel, Angelo Reinheimer.

A reunião desta quinta-feira foi um desdobramento do encontro realizado em março deste ano quando, com a presença da prefeita Fátima Daudt, o movimento para a remoção dos fios foi reforçado e a RGE se comprometeu a fazer a limpeza da fiação.

Importância da parceria

Ralfe Cardoso destacou que esta iniciativa não deve ser encarada como algo “policialesco”, mas como uma ação de gestão da cultura na área do patrimônio histórico. “Precisamos entrar em um processo de parceria, somos transitórios, no futuro não estaremos aqui, mas teremos plantado mais que uma ideia, uma mudança de postura”, destaca o secretário. O Centro Histórico de Hamburgo Velho, diz ele, deve se transformar naquele lugar de pertencimento de todos os hamburguenses e também como atrativo para o fazer cultural e turismo.

Representante da RGE e responsável por notificar as outras empresas que mantêm fios e cabos nos postes, Elisandra Castro reforça o comprometimento da empresa em promover esta modificação por meio da reorganização dos fios. “Para isso, sem dúvida, devemos atuar em parcerias, junto com os compartilhantes”, diz Elisandra, que é consultora de negócios da RGE.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.