Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Frigorífico gaúcho é multado em R$ 159,2 milhões

30/09/2021 - 13h58min

Atualizada em 30/09/2021 - 14h07min

Imagem ilustrativa (Crédito: Arquivo O Diário)

Estado – A Alibem Alimentos S.A., com sede no estado, foi penalizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), multada em $ 159.232.106,98 reais. Ela é uma das empresas de alimentos alvos da Operação Semilla, executada pela Polícia Federal (PF). O resultado do julgamento administrativo foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (29).

A empresa terá que publicar a condenação em veículos de grande circulação e ser inserida no Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP). 

Na operação, que foi deflagrada em 2015, foram constatados 3 fatos ilícitos diferentes. Na época o delegado Aldronei Pacheco comandava a operação, investigando os crimes no âmbito da Superintendência do Mapa no estado. O então superintendente, Francisco Signor, chegou a ser afastado do cargo por decisão judicial. Ele responde por duas ações criminais na Justiça, por suposta propina e lavagem de dinheiro. 

De acordo com as investigações, Signor teria favorecido a empresa com fiscalizações em troca de propina.

A empresa
No site da Alibem, consta que trata-se da “segunda maior empresa de suínos no Rio Grande do Sul e a quinta maior do Brasil em volume de abates, gerando mais de 4 mil empregos diretos”. Também informa que exporta seus produtos para mais de 40 países e possui granjas, frigoríficos e centros de distribuição em municípios gaúchos e no Mato Grosso.

O que diz Francisco Signor
O advogado José Antônio Paganella Boschi, que defende Signor, diz que seu cliente é inocente e que isso ficará provado nos processos em andamento.

 

Fonte: GZH

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.