Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Governo do estado anuncia novos nomes para quatro secretarias

09/03/2021 - 13h10min

Atualizada em 09/03/2021 - 13h14min

Palácio Piratini, sede do governo gaúcho (Créditos: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)

Porto Alegre – O governador Eduardo Leite anunciou, nesta terça-feira, 9, mudanças em quatro secretarias estaduais. As mudanças são nas Pastas da Educação, Meio Ambiente e Infraestrutura, Articulação e Apoio aos Municípios e na Secretaria Extraordinária de Apoio à Gestão Administrativa e Política.

Secretaria da Educação – Raquel Teixeira

Ela substitui Faisal Karam, que assume como deputado estadual. Natural de Goiânia, é PhD em Linguística pela University of California, Berkeley, é graduada em Letras e mestre em Letras e Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Também tem especialização em Etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás e pós-doutorado em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris.

É membro fundadora e integrante do Comitê Técnico do Todos pela Educação, integrante da Academia Feminina de Letras de Goiás e integra o Conselho de Gestão de Educação de São Paulo. Nos últimos 20 anos, foi secretária de Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura e secretária de Esporte em Goiás, além de conselheira do Conselho Nacional de Educação e deputada federal por oito anos.

Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura – Luiz Henrique Viana

Substitui Artur Lemos Júnior, que foi nomeado secretário-chefe da Casa Civil. Até fevereiro, o cargo na secretaria estava vago. Natural de Pelotas, Viana é advogado e deputado estadual, eleito com 25.629 votos. Antes de ser eleito para a Assembleia Legislativa, foi vereador e presidente da Câmara em Pelotas. Foi secretário de Qualidade Ambiental de Pelotas no governo do então prefeito Fetter Júnior.

Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios – Luiz Carlos Busato

Substitui Agostinho Meirelles, nomeado Secretário Extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política. Bacharel em Arquitetura e pós-graduado em Urbanismo, Busato já foi prefeito de Canoas, deputado federal, secretário estadual de Obras e vereador. Filiado ao PTB, tem diversos cursos de especialização nas áreas de arquitetura e engenharia e será responsável pela transformação da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios em Secretaria de Desenvolvimento Regional,

Secretário Extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política – Agostinho Meirelles

Iniciou a trajetória profissional como delegado regional da Secretaria do Trabalho do Estado. Em 2005, assumiu o cargo de diretor-presidente da Empresa Municipal Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel). Foi também secretário municipal de Coordenação e Planejamento e assessor especial dos prefeitos de Pelotas entre 2009 e 2013 e 2014 e 2017.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.