Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Indústria no RS segue com atividade aquecida e baixa ociosidade

29/01/2021 - 16h11min

Estado – A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) divulgou na quinta-feira, 28, a Sondagem Industrial do RS. Na pesquisa mostra que o setor encerrou 2020 com atividade aquecida no Estado, geração de emprego e baixos níveis de ociosidade e de estoques. Além disso, as 197 empresas consultadas, realizada entre 4 e 15 de janeiro, revelam satisfação com as margens de lucro e a situação financeira, estão otimistas e dispostas a investir no semestre.

O índice da produção foi de 47,2 pontos em dezembro. Abaixo de 50, mostrou queda na comparação com o mês anterior, interrompendo seis meses seguidos de crescimento. Entretanto, ficou quase 10 pontos acima da média do mês, o que indica uma queda bem menos intensa do que a sugerida pela sazonalidade. O mesmo se deu com o emprego, que registrou a primeira alta em dezembro desde o início da Sondagem, em 2011: 51,6 pontos.

Mesmo com a queda de três pontos percentuais em dezembro frente a novembro, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) alcançou o grau médio de ocupação de 73%, o maior já apurado para o último mês do ano. A UCI foi superior à normal, o que foi confirmado pelo índice em relação ao usual ter fechado acima de 50 pontos, em 51,2.

Os níveis de estoques de produtos finais continuaram caindo e abaixo do desejado pelas empresas em dezembro, conforme revelam os valores inferiores aos 50 pontos do índice de evolução de estoques (44,6) e o de estoques em relação ao planejado (45).

Fonte: Fiergs

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.