Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Integrantes de organização especializada em furto de veículos são presos na Serra

02/10/2020 - 12h03min

Material apreendido (Créd.: Draco)

Caxias do Sul – A Polícia Civil, por meio da Draco, desencadeou nesta manhã, 2, a Operação Conatus, que monitorou uma organização criminosa especializada em furto, adulteração de veículos e lavagem de dinheiro, na Serra Gaúcha. Oito medidas cautelares expedidas pelo Poder Judiciário de Caxias, sendo de três prisões preventivas e cinco de mandados de busca e apreensão nos bairros Santa Fe e Vila Seca foram cumpridas. Diversos módulos de caminhonetes, utilizadas para furtar, além de duas armas de fogo e objetos de vítimas foram apreendidos.

Nós quatro meses de investigação, dez membros do grupo foram identificados e ajudavam a organização cometendo furtos de veículos, adulterando e escondendo os carros, ocultando os lucros, e ajudando na logística do crime. Os agentes da Draco conseguiram apurar que o grupo atua em diversas cidades da região serrana, há mais de dez anos e, que eles se especializaram no furto de caminhonetes.

Após o furto, a organização adultera o veículo, vendem para as diversas regiões do Brasil, e lavam o dinheiro, efetuando manobras para esconder os lucros. Durante a investigação, dezenas de veículos foram recuperados e um dos integrantes do grupo foi preso em flagrante enquanto furtava uma caminhonete no Bairro Madureira, em Caxias do Sul.

Os dois líderes da quadrilha possuem longa ficha criminal na mesma prática. Somente pela Draco de Caxias do Sul, ambos possuem dezenas de indiciamentos. Outros grupos seguem sendo monitorados.

A ação contou com o apoio operacional da 3ºDP de Caxias e, após as formalizações, os presos serão encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.