Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Laboratórios da UCS e da Feevale identificam infecção por Covid-19 em gata doméstica na Serra

23/03/2021 - 08h01min

Região – O Laboratório de Diagnóstico em Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS) recebeu recentemente amostra para teste de uma gata, de dois anos de idade. O animal apresentava dificuldades respiratórias, e os tutores haviam sido infectados com SARS-COV-2 nas semanas anteriores. A amostra foi positiva no teste de PCR em tempo real. Autoridades públicas foram notificadas, e a contraprova foi confirmada pela Universidade Feevale.

Os tutores e o animal residem em Caxias do Sul. Conforme os pesquisadores da Área de Ciências da Vida da UCS, um animal infectado é um caso isolado e raro de ocorrer. Eles destacam que não foram comunicados casos de transmissão de SARS-CoV-2 de gatos para seres humanos. Ou seja, animais se infectam, mas acabam não transmitindo.

Os estudiosos indicam que pessoas que tenham COVID-19 cuidem para não transmitir o vírus para outras pessoas e felinos. Se um tutor (proprietário) com COVID-19 precisar continuar cuidando de seu animal de estimação, ele deve manter medidas básicas de higiene. As medidas incluem lavar as mãos antes de estar perto ou manusear seus animais, sua comida ou seus utensílios. Ele deve usar máscara ao se aproximar do animal e evitar beijar seus animais ou compartilhar alimentos, toalhas ou a cama com eles. Os animais podem ser vítimas da doença e devem ser tratados com responsabilidade e carinho.

Fonte: Assessoria de imprensa UCS

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.