Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Mais um meteoro é visto caindo nos céus do Rio Grande do Sul

26/02/2021 - 09h52min

Meteoro teve brilho semelhante à lua (Cred.: Reprodução)

Estado – Quem estava dentro de casa, se preparando para a última rodada do Campeonato Brasileiro, acabou perdendo um belo fenômeno espacial. Um meteoro, do tipo Fireball, caiu na região sul do Rio Grande do Sul, sobre o Oceano Atlântico, às 20h30 da noite de ontem, 25.

As imagens foram captadas pelo Observatório Heller-Jung, instalado em Taquara, no Vale do Paranhana. De acordo com o Professor Jung, responsável pelas imagens, o meteoro teve magnitude de -9 e, para fins de comparação do brilho, a lua na noite de ontem estava com brilho de magnitude de -12,3. “O meteoro pode ser considerado com elevada magnitude (brilho). A duração desde a entrada na atmosfera até sua extinção sobre o oceano foi de seis segundos”, disse Jung.

O professor informa ainda que, considerando as quedas de meteoros de elevada magnitude desde 2019, no período de janeiro a fevereiro, pode-se dizer que ocorreu um aumento no número de quedas. Na segunda câmera que mostra a queda no vídeo, é possível ver uma segunda luz, cruzando o céu e passando pelo meteoro. No entanto, Jung afirma que era apenas reflexo na lente.

 

Confira o vídeo:

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.